Awak AK11: Uma mini-moto da China por 1300 euros

By on 27 Fevereiro, 2024

A marca chinesa Awak Motor apresentou recentemente a sua nova Awak AK11, uma mini-moto urbana que pretende rivalizar com verdadeiros ícones da categoria, graças ao seu baixo preço e design cheio de personalidade.

Em setembro passado, por ocasião da 21ª Exposição Internacional de Motociclos da China, a nova marca Awak Motor foi apresentada ao público e, simultaneamente, um dos seus primeiros modelos, a Awak AK11, uma mini-moto com nome comercial de “guerra”.

As mini-motos Honda DAX, Grom ou Monkey têm um atrativo especial, talvez porque o seu tamanho as faça parecer mais com motos de criança do que motos para adultos. A realidade é que, com as suas limitações, são capazes de ter um bom desempenho no dia a dia. Não é por acaso que tanto a DAX como a Monkey fascinam os entusiastas há meio século.

Certamente a pensar nisso, o novo fabricante realizou uma ciclística com muitas semelhanças, a qual acolhe um motor monocilíndrico de 125 cc, arrefecido a ar, com uma potência máxima de 10 cv às 8.000 rpm e 10,5 Nm de binário às 5.500 rpm. E para ‘apimentar’ tudo isto, adicionou-lhe um nome semanticamente relacionado com a famosa espingarda de assalto AK-47 de Mikhail Kalashnikov!!!

O quadro de alumínio assenta em rodas de liga leve de 12″. O assento fica a apenas 750 mm do solo o que é ideal para muitas estaturas e são declarados apenas 92 kg de peso, para esta nova mini-moto divertida e para atravessar o trânsito da cidade. A Awak AK11 conta ainda com uma forquilha dianteira invertida com 115 m de curso e um monoamortecedor traseiro, um painel de instrumentos digital a cores, iluminação Full-LED e a possibilidade de se ligar à APP da marca.

A Awak AK11 é vendida na China por 9880 yuan (cerca de 1300 euros). De momento, não sabemos se a Bashan Motorcycle Manufacturing Co. tem planos para exportar a sua mini-moto para os mercados mundiais. Mas, seria certamente bem-vinda!

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments