Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Gilera RC 600 ‘Dakar Réplica’ 1992: Uma moto de sonho à venda

By on 16 Junho, 2023

Esta réplica da ‘RC 600 Dakar’ não é autêntica, mas quase, das primeiras motos com que a marca italiana participou no Rally Dakar em 1991. Está à venda em Itália e deriva de uma das motos de trail mais icónicas dos anos noventa: a Gilera RC 600.

No final dos anos 80, o Dakar começou a bater forte e todas as marcas queriam aderir à competição offroad de referência. Entre esses fabricantes estava a Gilera , que em 1989 apresentou a sua Gilera RC 600 com uma imagem verdadeiramente impressionante, englobando na perfeição a filosofia então vigente na categoria.

Além disso, a marca italiana dotaria-a com uma série de atributos que a tornariam uma moto muito leve e compacta, características essenciais para poder competir no evento africano e ter sucesso. Mecanicamente, a empresa italiana optou por acoplar à Gilera RC 600 um motor monocilíndrico de 558 cc refrigerado a água e que oferecia uma potência máxima de 48 CV a 7.250 rpm. O peso máximo foi fixado em 140 quilos a seco , permitindo-lhe atingir uma velocidade máxima de cerca de 150 km/h. Outros interessante como a altura ao assento, nada menos que 920 mm, já nos alertavam sobre qual era o terreno preferido da bela máquina italiana.

Esta réplica do Dakar está à venda em Itália, e como descrito no próprio anúncio, é obra de Vittorio Libanori Liba , um preparador italiano apaixonado pelo modelo.

Aliás, o próprio Libanori comentou há alguns dias no anúncio que esta é uma das sete réplicas da Gilera RC 600 que ele mesmo criou, e que todas elas são praticamente uma cópia das motos usadas por Mandelli e Medardo na temporada de 1991. O vendedor realça que a manutenção da moto é feita por Bruno Birbes, outro preparador e fã do modelo na região. Esta, como dizemos, é a variante 600, pois apenas um ano depois, em 1993, chegariam as versões 750 para correr no Dakar.

Lê-se no anuncio que a moto tem apenas 3.160 km desde a sua construção, embora não haja histórico nenhum que comprove a sua quilometragem.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments