Harley-Davidson: Uma nova plataforma para conceber moto elétricas de média capacidade
Os engenheiros da Harley Davidson criaram a Arrow, uma nova plataforma modular para motos elétricas de médio porte que apresenta uma bateria estrutural e levará a marca a poder produzir modelos mais baratos do que a atual Livewire One.
A Harley-Davidson Livewire , a primeira moto elétrica da empresa americana, que mais tarde se tornou a Livewire One já sob a nova submarca, voltada apenas para essa tecnologia, deu uma ideia do que o fabricante poderá alcançar na gama alta. A nova plataforma Arrow foi desenvolvida internamente para gerar motos elétricas de médio porte. Promete diminuir os custos de produção e, ao mesmo tempo, reduzir o preço final de venda .
A principal diferença da plataforma Harley-Davidson LiveWire Arrow do resto das plataformas projetadas para motos elétricas pela equipa de engenharia da Harley, é que a bateria não faz mais parte do quadro, mas passa a ser o próprio quadro . Na realidade, o que a marca fez, foi fazer com que a bateria se tornasse um componente estrutural da moto.
O resultado é uma plataforma modular que pode ser usada para criar vários modelos diferentes de motos. A bateria consiste em células cilíndricas de íon-lítio de formato 21700 ( 21 mm de diâmetro e 70 de comprimento) que serão produzidas em várias tensões e capacidades.
O primeiro modelo a ser baseado nesta plataforma será uma moto elétrica com a designação S2 e o nome “Del Mar” que vai buscar os potenciais clientes entre os condutores mais jovens, faixa etária que a Harley-Davidson não atinge com os seus modelos atuais . Esta segunda moto elétrica Harley-Davidson, a S2 Del Mar, deverá ser um modelo muito mais acessível do que a atual Livewire One.
Na Livewire S2 del Mar, as especificações técnicas e o desempenho serão reduzidos em comparação com a sua irmã mais velha, que possui um motor de mais de 100 cv capaz de acelerar de 0 a 100 km h em 3 segundos. Essa redução de potência aliada ao uso da plataforma modular, que oferece custos de produção muito mais baixos, pode levar a uma série de motos elétricas comercialmente muito competitivas.
Com essa estratégia, a Harley-Davidson espera competir com fabricantes já consolidados no mercado, como a Zero Motorcycles ou Energica, que estão a ampliar a sua oferta tanto no mercado europeu quanto no americano.
0 comments