Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

História: Galfer, 70 anos a fabricar travões

By on 24 Fevereiro, 2022

Algo que não falta na Europa são fabricantes de travões para motos. Basta lembramo-nos da italiana Brembo, da espanhola J Juan ou da francesa Beringer… Mas não nos devemos esquecer da Galfer, uma das empresas mais antigas dedicadas a este sector e que já soma 95 títulos mundiais em motos.

Foi em novembro de 1952 que Maffio Milesi decidiu abrir uma fábrica em Barcelona para produzir as pastilhas de travão flexíveis, que havia desenvolvido alguns anos antes em Itália para abastecer o seu principal cliente: o grupo FIAT, que acabara de se instalar em Espanha. E foi com a produção de pastilhas de travão para o Seat 124 que a Galfer iniciou a sua aventura nas décadas de 1950 e 1960.

A Galfer foi também um dos primeiros fabricantes a eliminar o amianto dos seus produtos, substituindo-o por fibra de aramida na década de 70. Maffio Milesi entregou então as rédeas da empresa ao filho Umberto, que decidiu redirecionar a atividade para os setores de bicicletas e motociclos. No entanto, foi apenas na década de 80 que a Galfer lançou um catálogo de pastilhas dedicado a motos, com nada menos que 45 produtos disponíveis em dois compostos diferenciados por uma cor diferente dos suportes. Foi durante este período que a Galfer começou a participar na competição integrando múltiplas disciplinas como o trial onde a marca desenvolveu os primeiros travões de disco para uma moto deste tipo para Toni Gorgot.

Esta época atingiu o seu auge em 1989, quando a Galfer foi associada a um primeiro título mundial com a coroação de Alex Crivillé no GP 125. A partir de então, a empresa espanhola continuou o seu compromisso desportivo e conquistou nada menos que 95 títulos mundiais em motos, equipando pilotos de topo como Jorge Lorenzo, Marc Marquez, Maverick Viñales, Toni Bou e Laia Sanz.

Em 1992, a empresa atacou o mercado norte-americano com a criação da Galfer USA e ao mesmo tempo iniciou a produção de discos de aço para motos. A marca também colabora com a Magura para a criação dos primeiros travões de disco para Mountain Bikes em 1998.

Durante a década seguinte, o departamento de pesquisa e desenvolvimento aperfeiçoou o disco Wave para motos, uma importante evolução estética, mas também técnica, que permitiu reduzir consideravelmente o peso dos discos. Em seguida vem a produção de pastilhas de metal sinterizado. Em 2009 a Galfer modernizou-se com a abertura de uma nova fábrica e nova sede em Granollers, ainda em uso hoje. A marca torna-se ainda o fornecedor oficial de discos de travão para as motos KTM .

Enquanto a marca Galfer Bike é criada para as bicicletas, a empresa amplia as capacidades da sua fábrica para 6.000 m², localizada bem ao lado do Circuito de Barcelona-Catalunha. As novidades seguem-se umas às outras, tanto para off-road quanto para estrada, com novas gerações de pastilhas e kits de grandes dimensões.

Enquanto a marca se prepara para comemorar o seu 70º aniversário, a inovação continua com a criação do disco Cubiq, uma evolução do Wave que permite ainda mais redução de peso com desempenho mais eficiente. A empresa também está a voltar-se para as motos elétricas com equipamentos específicos. Apesar da crise trazida pela pandemia, a Galfer continuou a crescer de forma sustentada nos últimos anos.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments