Kawasaki GPZ900R – O renascer de um novo icon do passado
A Kawasaki GPZ 900 R, mais conhecida por Ninja 900, foi produzida pela Kawasaki de 1984 até ao ano de 2003. Desenvolvida em segredo durante cerca de 6 anos, a Kawasaki GPZ900R foi a primeira a utilizar motor de 4 cilindros paralelos com 16 válvulas e arrefecimento líquido. Com 115 HP de potência atingia facilmente os 240Km/h sendo na altura a primeira moto de produção a superar essa marca.
A aposta em modelos icónicos do passado tem sido uma tendência de quase todas as marcas e a Kawasaki não tem sido excepção onde as suas Z900RS são a melhor expressão dessa tendência. De acordo com os japoneses da YOUNG Machine a gama de motos neo-clássicas da Kawasaki parece não se ter por enquanto esgotado e a produção de um novo modelo inspirado na mítica GPZ900R parece estar eminente.
Um pequeno vídeo no YouTube publicado pela marca faz relembrar todas a versões da GPZ900 que fizeram história ao longo de quase 2 décadas. Realidade que nos leva a pensar que poderá de facto estar a ser projectado o lançamento de uma nova neo-clássica inspirada no anterior modelo.
Tendo por base certamente a ciclística da Z900RS e a sua motorização a restante “cosmética” de depósito, carenagens, banco e painéis laterais seriam facilmente realizados para fazer reviver o mítico modelo. Teríamos assim 3 modelos nostálgicos com o fantástico motor da Z900, as actuais 900RS e 900RS Café, versão que monta uma pequena cúpula frontal, à qual se juntaria agora uma potencial Ninja 900 .
O rendering 3D realizado pelos designers da YOUNG Machine fazem-nos sonhar com o que poderá vir a ser a nova neo-clássica da Kawasaki.
0 comments