Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Kawasaki Ninja 7 Hybrid 2024: A primeira moto híbrida de série do mundo

By on 9 Outubro, 2023

A Kawasaki Motors Europe revelou a sua mais recente adição à família Ninja. A nova Kawasaki Ninja 7 Hybrid Electric Vehicle (HEV) de 2024, assinala um marco significativo no mundo da inovação em motos.

Tendo apenas recentemente realizado a estreia das suas novas motos EV da classe A1 em Paris, a Kawasaki está a dar mais um passo gigante no caminho em direção ao seu objetivo de longo prazo de neutralidade de carbono com a introdução desta nova moto híbrida com e-boost.

Embora inicialmente apresentada como um protótipo durante a EICMA 2022, a versão de produção passou por refinamentos e melhorias substanciais ao longo do ano. Como a sua nomenclatura sugere, a Ninja 7 HEV incorpora um trem de força híbrido pioneiro, combinando tecnologias tradicionais de combustão e propulsão elétrica. Este novo modeo está preparado para desafiar as percepções convencionais das motos híbridas, distinguindo-se como o primeiro veículo de duas rodas desse tipo produzido em massa no mundo.

Sob o lema “Change the Game” (trad: Mudar o Jogo), a nova Ninja 7 Hybrid oferece uma janela única para um mundo de motos do futuro, mas num período de tempo contemporâneo, com os primeiros modelos esperados para estarem nos showrooms em janeiro de 2024.

No coração da Ninja 7 Hybrid está a combinação inovadora de um novíssimo motor duplo paralelo, de 451 cc, refrigerado a água – completado com velocidades seleccionadas manualmente ou automaticamente – e um motor de tracção elétrico mais bateria; uma combinação futurista que oferece uma série de novas experiências de condução, além de uma potência de motor de 43,5 kW (59,7 CV), que aumenta para uma impressionante potência líquida híbrida de 51,1 kW (70 CV), graças ao “e-boost”.

Em termos de dimensões, a Ninja 7 Hybrid é um pacote de tamanho médio que oferece desempenho geral da classe de 650 cc a 700 cc com aceleração instantânea para rivalizar com a de um modelo supersport da classe de 1.000 cc desde o início (com a função e-boost da Kawasaki já vista em suas máquinas EV), economia de combustível equivalente à classe de 250 cc e condução desportiva com a simples mundança de um botão. Além disso, os condutores podem alternar entre três modos de condução (SPORT-HYBRID, ECO-HYBRID, EV**), cada um oferecendo um carácter de condução distinto, uma vez que se adaptam a uma vasta gama de situações de condução.

Outras inovações incluem a paragem de marcha lenta, em que o motor de combustão interna pode economizar combustível e reduzir emissões, além do Localizador Automático de Posição de Lançamento (ALPF) que – quando selecionado – seleciona automaticamente a primeira marcha quando parado, além de um modo WALK para frente e para trás, para ajudar nas manobras de estacionamento em baixa velocidade.

Utilizando uma versão especialmente projetada do conhecido quadro do tipo treliça da Kawasaki, a “embalagem” do motor a gasolina e do motor de tração máxima de 9kw revela uma unidade de potência compacta geminada com a bateria de íon de lítio de 48V perto do ponto central do quadro para idealizar a distribuição de peso. E em termos de estilo, a Ninja 7 Hybrid é resplandecente num tratamento HEV exclusivo que combina uma carenagem verde limão mate com uma carroçaria prateada e preta destinada – tal como as suas inovações de engenharia – a diferenciar esta moto do rebanho comum.

Ergonomicamente, a posição de condução descontraída e desportiva facilita o condutor em direção ao cockpit de alta qualidade e ao layout cuidadosamente considerado do painel de distribuição; ambos projetados para serem intuitivos e inspirarem confiança. Para os medidores, a instrumentação TFT colorida inclui conectividade com smartphone por meio de uma versão personalizada do RIDEOLOGY THE APP MOTORCYCLE, contribuindo para uma experiência aprimorada de motociclismo. 

Como o primeiro veículo do seu tipo, a Ninja 7 Hybrid define o padrão para o motociclismo HEV. Oferecendo os melhores elementos dos modelos ICE e EV, e capaz de navegar tanto na selva urbana como nas estradas rurais, este novo modelo revolucionário é maior do que a soma das suas partes. Com o seu caráter emocionante e numerosos recursos inovadores para os condutores explorarem, a Ninja 7 Hybrid inaugura uma nova era nas experiências de pilotagem.

Embora as especificações completas ainda não tenham sido divulgadas, a Kawasaki forneceu um vislumbre dos principais recursos que podem ser esperados na Ninja 7 HEV:

  • Função de paragem em marcha lenta: O motor de combustão pára automaticamente quando a moto está parada para economizar combustível, um recurso que tem sido relativamente incomum na indústria de motos.
  • Localizador automático de posição de partida: Este recurso seleciona intuitivamente a primeira marcha quando a moto pára, garantindo prontidão para aceleração imediata.
  • Modo Walk: Emprestado da Kawasaki Ninja e-1 e Z e-1 2024, o Modo Walk oferece uma opção de ré e avanço em baixa velocidade, melhorando a manobrabilidade.
  • Painel TFT colorido: A Ninja 7 HEV incorpora um painel TFT colorido, que lembra o layout encontrado na Kawasaki Ninja e-1 e Z e-1 2024.
  • 3 Modos de condução: Os pilotos terão a flexibilidade de escolher entre três modos de condução distintos: EV, Eco Hybrid e Sport Hybrid.
  • Operação sem embraiagem: A moto evita uma alavanca de embraiagem tradicional em favor do botão de mudança no guiador, aumentando a facilidade de uso.

A Kawasaki ainda não anunciou o preço oficial da Ninja 7 Hybrid.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments