Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

KTM lançará um motor V-Twin 1390 em breve

By on 28 Agosto, 2023

Um motor LC8 maior pode ser direcionado para a gama Super Adventure do fabricante austríaco.

O segmento de motos adventure oferece hoje em dia mais tamanhos e sabores do que nunca. Nível básico, peso médio, hard-core, viagens… e o inevitável ‘XXL’ como a GS de 1300 cc da BMW, a 1290 Super Adventure R da KTM e a Pan America de 1250 cc da Harley. São, sem dúvida, as pontas de lança destes fabricantes. A estas três motos de aventura, podemos ainda juntar a Triumph Tiger 1200 Rally Pro… e ficamos com um ‘quarteto’ magnífico!

Desde a passada semana, surgiram rumores de que a KTM estaria a preparar-se para elevar a fasquia, certamente em resposta às recente movimentações da concorrência (a nova BMW R 1300 GS e a 125 Pan América), estando a trabalhar num novo motor V-twin de 1390cc.

Soube-se isto depois das listas de peças em sites internacionais da KTM terem também sido descobertas pela BikeSocial do Reino Unido , mostrando novos números de peças distintos para o próximo motor de 1390cc. E embora as entradas sejam para a linha Super Duke, espera-se que o motor maior eventualmente chegue à linha Super Adventure, como vimos nas atualizações do LC8 no passado.

Esses sites globais parecem ter sido preenchidos automaticamente com dados recentes que incluíam os números das peças do novo motor muito antes de qualquer anúncio da marca austríaca, uma tendência que vemos com mais frequência à medida que os servidores de computador funcionam cada vez mais sem controle.

Apenas algumas semanas atrás, por exemplo, o preço de tabela e outros detalhes interessantes sobre a próxima R1300GS apareceram acidentalmente nas páginas de pedidos de serviço do revendedor BMW antes de serem rapidamente excluídos da base.

Com o novo LC8 listado como “1390” usando o formato XX90 da KTM, é difícil identificar a capacidade exata, embora se espere que a sua cilindrada esteja entre 1350cc e 1449cc. Também não está claro se o ganho de cubicagem é o resultado de um aumento no diâmetro, de um curso mais longo ou de uma combinação dos dois. Entretanto, a BikeSocial já mostrou fotos-espia da SuperDuke de nova geração, que mostram o motor usando novos cárteres de motor recentemente revisadas, bem como uma nova bomba de água.

As listagens também revelaram dois números de peças diferentes, incluindo um “Motor 1390 Super Duke CN 2024”, que é provavelmente uma réplica fiél fabricada na China pelo parceiro de longa data da KTM, a CFMoto, que será usado para substituir o 1290 fabricado na China que alimenta a moto maior da marca chinesa.

Porquê o aumento de cilindrada?

A capacidade dos motores dos veículos motorizados está a aumentar em todos os níveis, à medida que as regulamentações de emissões semeadas no importante mercado europeu impulsionam ajustamentos globais. Estas normas de emissões europeias cada vez mais rigorosas, continuarão a prejudicar a performance ano após ano, à medida que o mundo é conduzido em direção a um futuro livre de carbono, forçando os fabricantes a aumentar o tamanho do motor apenas para manter a produção.

Tornou-se, portanto, uma corrida constante para os engenheiros ficarem um passo à frente desses regulamentos e, embora seja improvável que este LC8 maior ofereça um aumento maciço na produção, será definitivamente um salto suficiente para satisfazer a intenção da KTM de manter a sua Super Duke competitiva com a Street Fighter da Ducati.

Por sua vez, uma 1390 Super Adventure com este salto esperado na cilindrada irá ajudá-la a causar um impacto maior contra motos como a Multistrada V4 e a V4 Rally. As motos de aventura V4 da Ducati usam o motor Granturismo de 1158cc, uma unidade motriz que é menor em capacidade do que a atual 1290 LC8 da KTM, mas que produz 170 cv, ou seja, 10 cavalos a mais que a atual Super Adventure austríaca.

De acordo com dados de homologação suíça, a próxima R1300GS da BMW, em contraste, produzirá 143,5 cavalos de potência, deixando a guerra de motos de aventura entre a KTM e Ducati, uma competição que, sim, para pilotos off-road sérios, parece um exagero completo .

Por fim, e falando de datas, quanto ao dia em que veremos uma KTM Super Adventure com este novo LC8 maior, isso provavelmente não acontecerá até 2025. 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments