Ultraviolette F99: O relâmpago elétrico que vem da Índia

By on 12 Abril, 2023

A Ultraviolette é um fabricante com sede na Índia, contando com propostas em termos de motos elétricas extremamente avançadas. A F99 é o mais recente protótipo desportivo elétrico, tem 65 cv de potência e uma aerodinâmica que deriva de mundos tão distintos como as corridas e a aviação.

A empresa foi fundada em 2016 e desde então sempre se dedicou à pesquisa e desenvolvimento de motores, baterias, tecnologia de ponta e recursos eletrónicos que colocam as suas motos entre as mais sofisticadas do mundo neste setor.  Há alguns meses, foi apresentado o protótipo do F77 , um veículo rodoviário de emissão zero que promete ser tão divertido quanto uma desportiva com motor de combustão interna e com desempenho igual. Para a versão mais avançada, a F77 Limited Edition, é declarada uma velocidade máxima de 245 km/he aceleração capaz de levá-lo de 0 a 60 mph (96,5 km/h) em 2″9, e de 0 a 100 mph (161 km/h) em 7″8. Como referência, uma desportiva de motor central como a Yamaha R6 atinge uma velocidade máxima efetiva de 254,9 km/h e tem uma aceleração que nos leva de 0 a 100 km/h em 3”3.

No entanto, o protótipo que vê nas imagens é a Ultraviolette ainda mais avançada, destinado às corridas: o modelo foi batizado de F99 Factory Racing Platform, tem 65 cv e a sua aerodinâmica foi estudada com base em tecnologias utilizadas tanto no motociclismo quanto no automobilismo e aviação. Não se falou muito durante a apresentação, exceto que poderia servir para um campeonato monomarca ainda a ser definido. Mas despertou muita curiosidade.

Narayan Subramaniam, co-fundador e CEO da Ultraviolette, disse: “O mundo das corridas é extremamente desafiador, pois obriga-nos a ultrapassar os limites do veículo cada vez mais, e é isso que leva à inovação. A F99 Factory Racing Platform leva-nos além das tecnologias convencionais na arena de veículos elétricos de hoje. Estamos confiantes de que a inovação razida pela F99 Factory Racing Platform também estará disponível ao público no futuro. Ao combinar os princípios da aviação e das corridas, pretendemos trazer os veículos elétricos mais avançados ao mundo”.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments