RE ‘Challenger’ by Cherry’s Co. – Uma Super Meteor 650 com sidecar

By on 12 Janeiro, 2024

Verdadeiras obras de arte sobre rodas nascem um pouco por todo o mundo. Na distante cidade de Tóquio, capital do Japão, Kaichiroh Kurosu, foi recentemente convidado pela Royal Enfield para customizar a nova Super Meteor 650. O resultado, foi no mínimo surpreendente.

Kaichiroh Kurosu, da Cherry’s Company tem em seu crédito algumas Harleys clássicas surpreendentes e máquinas de estrada modernas, mas nunca tinha trabalhado sobre uma recente Royal Enfield. Mas o desafio estava lançado. A Royal Enfield do Japão especificou apenas que a moto precisava de manter o seu espírito cruiser, dando a Kurosu-san a liberdade de marcar uma lista de desejos, nos quais o artífice japonês incluiu um sidecar.

Dado o currículo diversificado da sua loja, não é nenhuma surpresa que Kaichiroh quisesse construir um sidecar, mas essa é uma sugestão que não surge todos os dias. “Um sidecar também é um ótimo cruzador”, argumentou, mas executá-lo com sucesso envolveu muito mais do que adicionar algumas provisões – o que levou Kaichiroh a apelidar esse projeto de Challenger, ou ‘Desafio”… em bom português.

Juntar um sidecar à moto requer uma redução no trail para facilitar a direção, então Kaichiroh começou a trabalhar numa grande conversão de fonte inspirada nos garfos Earles das décadas de 1950 e 60. O design foi usado por vários fabricantes importantes peça sua construção robusta e pela capacidade de ajustar a posição do pivô para reduzir o trail com um carro lateral acoplado.

Para adaptar esta suspensão, Kaichiroh construiu-a ele próprio, combinando a sua construção com o quadro compacto da moto e incorporando um ajustador excêntrico para simplificar a alteração da geometria da direção. Os amortecedores KONI foram escolhidos para amortecimento, e as bobinas escolhidas a dedo pela Kaichiroh forneceram a taxa de mola correta sem serem muito volumosas para o front-end feito à mão.

Para o resto da ciclísitica, Kaichiroh tinha em mente um design baixo e inclinado, como usado na sua Shovelhead ‘ Lefty Bond ‘, que exigiria uma estrutura construída à mão. Mas ao desmontar a Meteor até ao esqueleto e diminuir a altura do assento, descobriu que a maior parte do quadro original estava à altura da tarefa com os ajustes corretos.

Kaichiroh também aproveitou a oportunidade para deslocar o motor para a esquerda, retrabalhando a espinha dorsal e o ponto de articulação da suspensão traseira, que acomodaria uma roda traseira mais larga. Os ajustes pareceram ligeiros, mas a transformação foi notável, considerando como os equipamentos originais foram preservados.

O quadro em liga fluida diferencia ainda mais a Challenger de suas raízes originais, com cada peça feita à mão combinando perfeitamente com a próxima. O depósito de combustível é único, feito de aço, enquanto o assento e a nacela do farol foram executados em alumínio.

A lente do farol parece algo roubado de um Ford Coupe 39 ou Willys 40, mas na verdade é uma peça única de resina. Uma variedade de riscas e folhas de ouro dão o toque final ao metal polido.

Embora a Meteor 650 tivesse boa estrutura utilizável, o sidecar da Challenger foi totalmente construído para combinar com o estilo da moto. Kaichiroh combinou designs vintage de sidecar com influência do Klomp (o tradicional tamanco de madeira da Holanda) para chegar ao formato final em fibra de vidro. Não querendo abrir mão da funcionalidade, a carroceria do sidecar é grande o suficiente para acomodar um adulto; a sua roda de 19 polegadas e 60 raios é montada em uma mola de lâmina de um camião, amortecida por um amortecedor normal de moto.

Mentes curiosas questionarão a falta de um disco na roda dianteira de 21 polegadas e 60 raios na RE Challenger, especialmente ao transportar um passageiro, mas Kurosu também teve uma solução inovadora para isso. O sidecar tem travão de disco próprio, rotor W&W de 8,75 polegadas com pinça Performance Machine, e a roda traseira da Challenger tem discos em ambos os lados – uma solução original!

A alavanca do travão de pé da moto controla a pinça lateral e o travão escondido atrás da roda dentada, enquanto a alavanca direita controla o travão de disco à direita. Kurosu também trabalhou num travão de estacionamento mecânico no disco direito, uma consideração funcional que muitos teriam esquecido.

Conclusão

A Royal Enfield ‘Challenger’ de Kaichiroh Kurosu é uma moto alegre, com uma mistura totalmente única de estilo único e praticidade. Tem presença sem abrir mão da funcionalidade, e a maioria dos sistemas padrão do Meteor foram deixados de lado. Certamente os responsáveis da icónica marca britânica, agora de propriedade indiana, vão estar atentos a tudo isto. Não esqueçamos que motos customizadas faz muitas vezes maravilhas para o culto da marca, e é do interesse dos fabricantes colocar os seus modelos mais novos nas mão de bons personalidores.

Fotos de Hiromitsu Yasui

Fonte: Bike Exif

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments