SYM PE 3: Uma scooter híbrida plug-in que percorre 300 km com 3 litros de gasolina

By on 8 Maio, 2024

Após a sua apresentação aos meios de comunicação no último EICMA 2023, a SYM PE 3, uma scooter híbrida plug-in em fase de desenvolvimento, volta a ser notícia ao oferecer novos dados técnicos sobre o seu funcionamento e desempenho.

Ainda que Taiwan seja um dos centros tecnológicos do mundo, a fabricante taiwanesa Sym , cujas scooters estão há muito tempo entre as mais populares aqui no Ocidente, ainda não entrou realmente na batalha das scooters elétricas. No site global da marca pode-se ver uma primeira linha alimentada por bateria, mas são modelos que ainda não são distribuídos no Velho Continente.

Mais razão, portanto, para que o protótipo que responde à sigla EP3 seja notícia por oferecer, no entanto, não uma fonte de alimentação totalmente elétrica, mas sim híbrida, de forma a contornar uma das grandes limitações das baterias, nomeadamente a autonomia .

1 litro por cada 100 quilómetros

O motor elétrico fornece-nos uma potência máxima de 4 kW (5,5 CV) e, segundo o fabricante , pode percorrer até 35 quilómetros sem a ajuda do motor a gasolina. O interessante é que o motor a combustão só dá partida quando detecta que a tensão da bateria cai dos 75 V iniciais para 60 V.

Desta forma, não é apenas responsável por apoiar o motor elétrico em cada viagem, dando-lhe também a energia necessária para que se recarregue novamente. Além disso, a SYM PE 3 possui um depósito de gasolina de 3 litros que, segundo cálculos da própria marca, pode lhe dar até 270 quilómetros de autonomia, cerca de 90 km/L.

Se somarmos a estes os 35 quilómetros que podemos percorrer em modo elétrico, temos um valor final de cerca de 300 quilómetros com ambos os motores. Da mesma forma, a PE 3 possui tomada de carregamento, portanto, se passarmos apenas pelas áreas centrais, não precisamos usar o motor a gasolina.

Ao recarregar a bateria quando necessário, poderemos circular em modo elétrico com as vantagens que isso tem, principalmente nas grandes cidades e no acesso ao chamado ZBE. Porém, a beleza da PE 3 reside justamente no seu conceito híbrido, que nos permite fazer-nos à estrada sem receio de não ter autonomia suficiente para chegar ao destino pretendido.

O total de 300 quilómetros que podemos percorrer com ambos os motores torna-a adequada para quase todas as viagens que necessitamos. Para já não temos informações relevantes sobre o seu lançamento, nem se a marca acabaria por oferecê-lo no nosso continente.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments