Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Tecnologias: Sistema de suspensão preditiva da CFMOTO

By on 16 Fevereiro, 2024

A CFMOTO está a desenvolver um sistema de suspensão preditiva que lê a superfície da estrada à nossa frente e ajusta automaticamente as configurações de amortecimento.

A suspensão eletrónica semiativa está a tornar-se rapidamente numa tecnologia obrigatória para qualquer moto destinada ao mercado de turismo topo de gama e a CFMOTO está a trabalhar para levar a ideia em adiante, com um sistema de suspensão preditiva que lê a superfície da estrada antes mesmo da moto atingir esse ponto.

A empresa chinesa registou um pedido de patente para um sistema que utiliza uma câmera frontal para fotografar a estrada à sua frente, permitindo ao computador de bordo analisá-la, decidir uma configuração adequada do amortecedor e ajustar eletronicamente a suspensão, tudo numa fração de tempo, um segundo antes da moto chegar a essa secção de asfalto.

Não é um conceito totalmente novo. A Mercedes introduziu uma configuração semelhante em alguns carros de luxo há uma década, usando câmeras estéreo no pára-brisas para monitorizar a estrada e ajustar as configurações da suspensão. E na década de 1980, a Nissan vendia carros usando um sistema de amortecimento adaptativo com sonar, baseado na mesma ideia.

Portanto, trazer o mesmo para as motos, é simplesmente um caso de miniaturização e redução de custos – algo em que a indústria tecnológica da China é muito fértil.

O pedido de patente da CFMOTO utiliza ilustrações da moto de turismo 1250TR-G, um modelo que até agora, não é oferecido fora da China, onde é amplamente utilizado pela polícia e pelos serviços de segurança.

A 1250TR-G é um tour de force tecnológico, com um vasto painel touchscreen de 12,3 polegadas, estéreo JBL, navegação de mapa integrada, monitorização de pressão dos pneus e muito mais. É também a maior e mais potente moto da CFMOTO, com um motor V-twin de 104 kW (140 cv) e 1279 cc que é vagamente baseado no design LC8 da KTM, fortemente revisto pela CFMOTO para o seu próprio modelo.

Inicialmente, esta moto touring pretendia usar suspensão semi-ativa WP, semelhante ao kit usado em alguns modelos KTM topo de gama.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments