Vendas da Harley-Davidson aumentam 9% no primeiro trimestre de 2021
Quando Jochen Zeitz assumiu o cargo de novo presidente e CEO da Harley-Davidson em maio de 2020, a lendária marca passou por uma enorme reestruturação estratégica. As iniciativas Rewire e Hardwire de Zeitz reduziram os modelos em desenvolvimento, reduziram os custos operacionais, equilibraram a oferta e refocaram a Harley no seu negócio principal: modelos touring.
Embora o plano exigisse algum tempo para dar certo e algumas perdas no processo, a atualização de lucros do 1º trimestre da Harley-Davidson é um sinal encorajador para a HD Motor Company. Impulsionada por um segmento de Touring ressurgente, a Harley vendeu 44.200 motos no primeiro trimestre, contra 40.400 unidades no mesmo período de 2020. Isso é um aumento de 9%, mas o mercado norte-americano foi responsável por 74% desse total de vendas. Com 32.800 unidades já vendidas este ano, a empresa teve um crescimento de 30% em relação às 25.200 motos vendidas no primeiro trimestre do ano passado.
“Estou muito satisfeito com a recuperação de todas as nossas atividades”, disse o CEO da Harley-Davidson, Jochen Zeitz, “demonstrando que, especialmente na América do Norte, as ações tomadas para remodelar os nossos negócios estão a ter um impacto positivo”.
Enquanto o boom de crescimento na América do Norte é especialmente notável, já a perspectiva internacional é menos otimista. O mercado da Europa, Médio Oriente e África (EMEA) encolheu 36% em 2021, com os números reduzindo de 7.700 para 4.900 unidades. É claro que a pandemia COVID-19 impactou o desempenho da região, mas a descontinuação do modelo de entrada Street 750 e a eliminação da família Sportster por não atender aos padrões de emissões Euro 5 também prejudicaram a Harley.
O setor Ásia-Pacífico manteve-se estável com um modesto ganho de 1% em 2021, mas o mercado latino-americano teve uma queda de 59%. Principalmente devido à pandemia global e à consequente situação económica, as vendas do 1º trimestre da Harley caíram de 1.800 motos em 2020 para apenas 700 unidades em 2021.
A receita global cresceu 10%, com as operações de motos da marca a serem responsáveis pela maior parte dessa melhoria. No entanto, as contribuições de seus serviços financeiros também subiram de 70 milhões para 259 milhões de dólares em 2021, um aumento de 272%. Da mesma forma, o lucro por ação aumentou 273%. Sim, o plano diretor de Zeitz levou quase um ano para dar frutos, mas a verdade é que está a resultar.
0 comments