Voge 900 DSX ’24: Falta pouco para a ‘prima’ da F900 GS chegar à Europa
Foi apresentada no último EICMA com pompa e circunstância e já tem data de chegada à Europa. Falamos da nova Voge 900 DSX, munida de um bicilíndrico em linha com provas dadas na BMW, com 95 CV e 215 quilos anunciados.
A Voge é a marca global do fabricante chinês Loncin. No entanto, a Loncin também é responsável pela produção de motores bicilíndricos em linha de média cilindrada para a BMW Motorrad. Então, quando a marca anunciou que iria usar o motor de dois cilindros e 895 cc alemão numa moto de aventura, obviamente isso despertou a atenção dos mídia da especialidade.
Mas isso foi em 2022 e na época a BMW só usava este bloco para a F 900 R e a F 900 XR. Desde então, as coisas mudaram, uma vez que o fabricante alemão também o integrou na sua nova gama F 900 GS. De qualquer forma, a espera pelo Voge logo acaba, pois o novo modelo prepara-se para chegar ao velho continente.
Apresentado inicialmente como 900 DS, depois como DS900X no outono passado, finalmente levará o nome 900 DSX quando chegar aos concessionários da marca. No centro desta versátil trail, encontramos o mesmo duplo vertical de 895 cm3, mas com performances bastante diferentes. A fabricante chinesa optou por limitar a potência da sua ADV a 95,2 cv (70 kW) onde a F 900 GS chega aos 105 cv.
A ciclística está bastante próxima da 900 GS, com uma estrutura tipo ponte na frente usando o motor como elemento de suporte e uma alça traseira feita de tubos de aço. O braço oscilante duplo adota o mesmo design. A diferença aqui vem mais nas suspensões, já que encontramos KYB na Voge com extensão e compressão ajustáveis na frente, 194 mm de curso para a forquilha e 198 mm para o monoamortecedor traseiro.
A travagem é fornecida por pinças flutuantes de pistão duplo da Brembo, os aros raiados de 21 e 17 polegadas são calçados com uns Pirelli Scorpion Rally e a moto pesa 215 kg.
Além do design, o que diferencia claramente a 900 DSX da 900 GS é o seu nível de equipamento, tendo a Voge optado por integrar o máximo de equipamento e tecnologia possível no seu modelo de série.
Encontramos assim um velocímetro TFT de 7 polegadas, arranque sem chave, tomadas USB e 12V, conectividade Bluetooth, TPMS, punhos e assentos aquecidos, protetores de mãos, proteções de quadro, tela ajustável, três modos de condução, ABS, controle de tração, cruise control, uma câmera frontal, uma caixa bidirecional e até um sensor de colisão traseiro.
Só falta adicionar uma top case ou um par de malas e pronto… fica prontinha para tudo. A nova Voge 900 DSX deverá ‘desembarcar’ nos mercados da Europa a partir de maio de 2024.
0 comments