Voxan melhora a Wattman à procura de novos recordes

By on 17 Novembro, 2021

A Voxan não encerrou as suas tentativas de recorde de velocidade na categoria elétrica. A marca francesa continua a atualizar o seu protótipo Wattman na tentativa de encontrar novas velocidades extremas.

Com 408 km / h alcançados no aeroporto de Châteauroux por Max Biaggi há apenas um ano, a Voxan Wattman já entrou na história das motos elétricas. Mas o grupo Venturi, que assumiu o nome de Voxan, não pretende parar por aí. Os engenheiros monegascos continuam a trabalhar duramente para melhorar a Wattman e quebrar novos recordes. O protótipo de 2021 passou por um tratamento de emagrecimento para ficar abaixo da marca de 300 quilos, graças em particular a um novo design da bateria Voxan-Saft, as baterias de alto rendimento do grupo Total Energies.

Os acumuladores agora utilizados, no formato “pouch”, permitem desenvolver potência quase oitenta vezes a sua energia em comparação com dez vezes nos produtos standard do mercado. Por outro lado, são montados em módulos que permitem nomeadamente a gestão da sua refrigeração – um recentemente processo patenteado para um nível ultra otimizado de compactação.

O motor continua a ser a unidade Mercedes EQ da Fórmula E que entrega uma potência de 320 kW (430 cv) contra 270 kW na versão anterior e oferece um torque à roda de 1360 Nm. Na Voxan Wattman a distância entre eixos aumentou para 1.957 mm e a altura do assento passou para 685 mm, enquanto a Michelin trabalhou uma vez mais para oferecer pneus especiais para altas velocidades. O suficiente para tentar novos recordes no primeiro semestre de 2022, desta vez na pista de descolagem  do Kennedy Space Center da Flórida, nos EUA. O ex-campeão do mundo de 250 Max Biaggi será uma vez mais o piloto de serviço!

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments