Yamaha vai usar ‘alumínio verde’ no fabrico de motos

By on 3 Março, 2023

A Yamaha Motor anunciou hoje que chegou a um acordo com um fornecedor de lingote de alumínio para a aquisição de alumínio verde (com baixo teor de carbono), e começou a utilizá-lo como matéria-prima em algumas das suas motos em Fevereiro de 2023.

Esta é a primeira vez¹ que o alumínio verde é utilizado em motociclos japoneses e a Yamaha Motor planeia expandir gradualmente a sua utilização em algumas peças e modelos futuros.

O “alumínio verde” é alumínio que é refinado, utilizando fontes de energia renováveis para emitir cerca de 60% menos CO2 no seu fabrico, em comparação com o alumínio tradicionalmente refinado. Evidentemente, a percentagem de menos emissões por energia renovável depende de cada fabricante. As peças de alumínio representam 12% a 31%² do peso total do veículo de uma moto, pelo que a adopção do alumínio verde é uma abordagem eficaz para reduzir as emissões de CO₂ da parte do ciclo de vida da matéria-prima de fabrico de um produto (recai no âmbito de aplicação 3 Categoria 1 de emissões para cadeias de abastecimento).

Através do desenvolvimento das suas tecnologias de engenharia e produção e conhecimentos especializados, a Yamaha Motor impulsionou activamente a utilização de alumínio reciclado, que compreende agora cerca de 80%³ da utilização de alumínio da Yamaha Motor.

Esta introdução do alumínio verde destina-se a complementar este objectivo e será utilizada para peças que ainda não podem ser fabricadas com materiais reciclados. Como primeiro passo, a Yamaha Motor utilizará alumínio verde para certas peças nas suas motos desportivas de grande cilindrada e todo-o-terreno, e a Yamaha Motor planeia expandir o número de modelos que utilizam o material no futuro, à medida que os volumes de fornecimento disponíveis o permitam.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments