Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Yamaha XT500 by Motogadgets: Trail icónica renascida

By on 7 Março, 2024

Esta Yamaha XT500 de 1981, é obra de Jeffrey Wardenaar, um holandês com uma queda por grandes motos monociclídricas.

A Yamaha XT500 não tinha concorrência quando entrou em cena. A marca de Iwata tinha como objetivo criar uma moto de trail de grande porte que não fosse má de andar na estrada, mas ao mesmo tempo fosse capaz de vingar nas mais difíceis trilhas do off-road. Outro aspecto a considerar é que era uma moto muito bela e o seu design ainda se mantém até hoje a cativar muitos fãs.

Jeffrey Wardenaar abriu a sua oficina Motogadgets em 2003. Tornou-se conhecido pelos seus trabalhos em ‘monos’ Yamaha, Yamaha XS650 de dois cilindros paralelos e nas séries Honda XR e XL – o que desde logo o situa como um especialista em motos de trail japonesas.

O mono de 499 cc da XT nunca foi fácil de dar partida com um pedal de pé, pelo que Jeffrey instalou um motor de arranque elétrico. O motor também passou por uma reconstrução completa com atualizações feitas ao longo do caminho. O trabalho aumentou a produção para 40 cv – um aumento de 25% em relação à potência original.

Na frente, Jeffrey instalou os garfos invertidos e o travão de disco de uma trail Honda, montou o guarda-lamas dianteiro alto que foi herdado da moto original, abaixo de um novo farol e de um conjunto completo de novos comandos para o piloto.

O sub-quadro da cauda foi reduzido em alguns centímetros e a base do assento foi encurtada. Os assentos da XT500 eram bem acolchoados e Jeffrey manteve intacta essa estética ‘old school’, que sinceramente também nós adoramos. No entanto, para tornar a XT500 ainda solta aplicou um conjunto de amortecedores YSS novos e mais longos.

O guarda-lamas traseiro também foi reduzido e possui uma luz traseira LED integrada, com os piscas realocados em ambos os lados do assento. Um silenciador de corrida, pneus offroad e uma nova pintura inspirada na icónica TZ Yamaha completaram a construção.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments