Desafios: Uma forma original para ir de férias!

By on 1 Agosto, 2023

É costume dizer-se que os “americanos são loucos”. Talvez seja esse o caso destes dois aventureiros, Zack que preparou uma ‘moto autocaravana’ e o seu amigo Ari que adaptou a uma GSX-R1000 com atrelado. Objectivo: percorrer a lendária Route 66 a partir de Los Angels sem precisarem nunca de hotéis!

Quando chega o verão, não é só por cá que as nossas estradas se enchem de autocaravanas e campistas. Levar a casa às costas é algo que existe há muito tempo, mas desde a visita do “bichinho” houve um boom. Mas esse boom é sempre sobre quatro rodas, então porque não uma moto autocaravana?

Foi precisamente esse o desafio a que se propuseram Zack e Ari, dois norte-americanos que decidiram percorrer a Route 66 com as suas motos e dormir nelas, sem se preocuparem com reservas caras num quarto de hotel que por esta altura estão quase em sempre lotados. E assim, um construiu uma moto autocaravana, enquanto o outro concebeu um atrelado com tudo o que necessitava para dormir tranquilo.

Os dois tinham um orçamento de 2.500 dólares para tornar o desafio viável e, reconhecidamente, jogaram as suas cartas de forma muito diferente.

A Honda Wing-Ebago ‘motopizza’

A mais espetacular é a Honda Gold Wing de Zack, de 1989, pois leva-o a aderir à ideia de uma moto autocaravana. O seu habitáculo para dormir estará sempre sobre a moto, e é a coisa mais próxima de uma moto-camper que podemos imaginar. De facto, a estrutura estará sempre sobre a moto, pelo que até é um ótimo modo até de transportar algumas pizzas ou hamburgers, com um visual aproximado de uma moto da Uber Eats. Mas o que está no interior é uma extensão que permite a Zack entrar no seu interior e dormir. Como se pode imaginar, a estabilidade da moto em andamento não permite que alguém suba as escadas sem voar e é então que os gatos entram em cena – em modo de estabilizadores.

Há que reconhecer que esta Wing-Ebago é brilhante pela sua capacidade multifunções, mas há que admitir que ter uma coisa destas na mota tem um efeito muito negativo na condução, como o comprova o número de vezes que Zack foi parar ao chão e capotou.

A GSX-R1000 com atrelado

Mais pragmático e eficiente foi o Ari, que escolheu uma GSX-R1000 mais ‘novinha’, de 2006, para montar um atrelado para a tenda. Pelo aspeto, não parece assim tão espetacular, mas se virmos o vídeo percebemos que é muito mais eficiente e confortável.

A Wing-Ebago é provavelmente mais apelativa, mas, para todos os efeitos, a mais prática é a ‘Gixxer’ com o atrelado de tenda. É preciso acrescentar que a compra do atrelado exigiu várias modificações na mota para que tudo funcionasse. Talvez o único senão seja o facto de a sanita não ter acabado como devia e ter voado de um momento para o outro. Brincadeiras à parte, no estado em que se encontram os hotéis e os alojamentos de férias, uma moto autocaravana pode ser uma boa ideia, não fosse o facto de ser complicado homologar uma coisa destas.

Ainda assim, talvez seja mais divertido e prático do que parece iniciarmos um movimento de “motos autocaravanas”. Quem quer aderir?

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments