Honda E-Clutch – O que é e como funciona?

By on 20 Novembro, 2023

Um dos principais pontos de discussão da Honda este ano foi a tecnologia E-Clutch. A tecnologia estará disponível para diversos modelos e foi projetada para tornar a moto mais fácil e acessível a mais pessoas. Mas o que é e como funciona?

A Honda E-Clutch combina perfeitamente elementos de quickshifters, embraiagens manuais e a conhecida tecnologia de Transmissão de Dupla Embraiagem (DCT) da Honda, resultando numa síntese distinta dessas tecnologias. Notavelmente compacto, o sistema pesa apenas 2 kg e tanto a embraiagem como a transmissão mantêm o padrão convencional das motos, demonstrando a sua adaptabilidade para potenciais aplicações futuras. A nova tecnologia Honda E-Clutch surge para já como opção nos modelos CBR650R e na CB650R, abrindo assim a Honda um novo aspecto da experiência de motociclismo para condutores de todos os tipos e níveis de experiência.

Operacionalmente, a Honda E-Clutch é fácil de usar, eliminando a necessidade da manete de embraiagem para mudar de marcha. Os pilotos podem realizar mudanças de marcha ultrarrápidas e consistentes sem esforço, simplesmente usando o pedal de mudanças. A alavanca de embraiagem torna-se redundante durante os arranques ou paragens, uma vez que o sistema é ativado após a ignição do motor, garantindo uma gestão suave e evitando a paragem do motor – sendo particularmente vantajosa para a condução urbana caracterizada por paragens e arranques frequentes.

Além de diversão e conveniência, a Honda E-Clutch traz o máximo em flexibilidade. Se o condutor desejar, poderá operar a manete de embraiagem normalmente, a qualquer momento. Quando a alavanca da embraiagem é usada, o sistema Honda E-clutch será reativado após menos de um segundo acima de uma determinada rotação do motor; após 5 segundos em velocidades mais baixas do motor. Caso o motociclista deseje desligar o sistema para uma determinada viagem, isso também é possível através do painel no guiador. A mudança para operação manual é indicada pela letra ‘M’ no painel de instrumentos.

A Honda E-Clutch também permite que o condutor selecione uma “sensação de operação” para definir a intensidade da força necessária no pedal de mudança para fazer uma mudança de marcha. Estão disponíveis três configurações: HARD, MEDIUM e SOFT, cada uma das quais pode ser escolhida independentemente para aumentar e diminuir a marcha. A tecnologia também aconselhará o motociclista a reduzir a marcha – por meio de um símbolo no painel de instrumentos – caso detecte que a moto está numa marcha alta em determinada velocidade.

O sistema Honda E-Clutch gerencia o engate e desengate da embraiagem com base na leitura de vários parâmetros, incluindo velocidade do veículo, ângulo de abertura do acelerador, rotação do motor, pressão no pedal de mudança, ângulo da engrenagem de redução do motor da embreagem, velocidade do contraeixo do motor e posição da marcha. A embraiagem é operada através de uma unidade atuadora com dois motores situados dentro da tampa direita do motor. À medida que a embraiagem é engatada ou desengatada, o ponto de ignição do motor e a injeção de combustível também são controlados, resultando em mudanças de marcha suaves e sem choques em qualquer situação.

Junya Ono, Líder de Projeto, da tecnologia Honda E-Clutch, disse: “A nossa Honda E-Clutch foi projetada para oferecer aos motociclistas um novo tipo de experiência que pode tornar a sua pilotagem ainda mais divertida e emocionante. E também adiciona tranquilidade e conforto ao andar na cidade ou nas deslocações diárias. Esperamos que muitos experimentem o nosso novo sistema para desfrutar da combinação única de desportividade e flexibilidade que esta nova tecnologia oferece.”

Honda E-Clutch
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments