Novo guia anti-manipulação para sistemas de escape

By on 5 Junho, 2023

Com as inspeções de motos à porta, a partir de janeiro de 2024, ter o seu escape em ordem para ser aprovado é um factor a ter em conta. Modificações ad hoc podem ter os dias contados…

Recentemente, a Associação Europeia de Fabricantes de Motociclos (ACEM), em colaboração com os principais fabricantes de escapes, elaboraram um guia de orientação sobre as diretrizes anti-manipulação que esses sistemas devem cumprir. O objetivo é esclarecer as diretrizes apropriadas sobre os padrões estabelecidos neste campo. Ambas as entidades partilham a preocupação dos cidadãos, políticos e reguladores sobre o impacto acústico na saúde pública.

SISTEMA DE ESCAPE MODIFICADO

As emissões de ruído de motociclos são regulamentadas pela UE com níveis máximos definidos desde a década de 1990, que foram progressivamente reduzidos por meio de requisitos de aprovação europeus. Como parte da solução para atender a esses requisitos, a ACEM em colaboração com a indústria européia de escapes de reposição, desenvolveram um guia técnico sobre a correta aplicação das diretrizes anti-manipulação para sistemas de escape.

O objetivo deste documento é esclarecer as diretrizes anti-violação adequadas para silenciadores de escape. Em especial para os sistemas existentes no mercado de reposição, que podem ser instalados durante toda a vida útil das motos. Este documento esclarece rigorosamente os requisitos técnicos para garantir a correta fixação nos cones dos silenciadores e sistemas dB-killer , evitando assim a sua fácil remoção.

ZONAS RESTRITAS DE RUÍDO PARA MOTOS

Após uma validação informal junto das entidades homologadoras europeias, estas orientações foram oficialmente endossadas no âmbito das Nações Unidas, de onde se originam as principais regulamentações relativas a emissões, som e outros sistemas veiculares. A indústria de motos está a divulgar essas diretrizes, com o objetivo de conscientizar todas as partes interessadas, incluindo autoridades homologadoras e fiscalizadoras do mercado, bem como os próprios utilizadores.

Antonio Perlot , secretário-geral da ACEM, comentou: “Esta iniciativa reúne a experiência dos principais stakeholders do setor para enfrentar uma das principais causas do ruído das motos. Essas novas diretrizes ajudarão as autoridades de homologação a realizar uma melhor avaliação de conformidade das regras anti-manipulação para silenciadores de escape. Convidamos todas as partes envolvidas a aplicá-las”.

Vários players do sector motos participaram da elaboração deste guia, como foi o caso dos fabricantes europeus Akrapovic, Arrow, Giannelli, Lafranconi, LeoVince, MIVV e SC Project .

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments