Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

União Europeia estende a supensão de impostos sobre produtos americanos

By on 29 Dezembro, 2023

A União Europeia estendeu a suspensão de impostos sobre produtos norte-americanos até 2025. Uma boa notícia para as marcas americanas, que assim poderão ter preços mais contidos no ‘Velho Continente’.

No dia 21 de dezembro, a União Europeia anunciou uma decisão crucial que afeta o comércio internacional: a prorrogação da suspensão das tarifas sobre os produtos dos EUA até 31 de março de 2025. Esta medida marca um capítulo significativo na disputa do aço e do alumínio que envolve a UE e os Estados Unidos.

As tarifas de reequilíbrio da UE sobre as exportações dos EUA, introduzidas como resposta às infames tarifas da “Secção 232” dos EUA sobre o aço e o alumínio europeus durante a presidência de Donald Trump, criaram uma atmosfera tensa nas relações comerciais transatlânticas.

A prorrogação publicada no Jornal Oficial da União Europeia representa uma poupança significativa para os exportadores de aço e alumínio da UE; ao mesmo tempo os EUA concordaram em considerar novas exclusões de direitos para os exportadores da Europa.

Esta decisão permite que as empresas de automóveis e motos continuem a entrar no mercado europeu sem custos adicionais, promovendo assim a estabilidade do sector. Sem a suspensão dos direitos, por exemplo, os produtos Harley teriam sofrido um aumento significativo de preço, afetando negativamente tanto os consumidores como o fabricante.

As tarifas da “Secção 232” dos EUA foram introduzidas em 2018 pelo Presidente Donald Trump, com o objetivo de proteger a segurança nacional dos EUA de uma ameaça percebida representada por importações excessivas de aço e alumínio. Estas tarifas, que ascendem a 25% para o aço e 10% para o alumínio, tiveram um impacto significativo nas exportações destes produtos da UE para os Estados Unidos – causando aumento de custos para as empresas europeias, que tiveram de procurar fornecedores alternativos ou reduzir a produção.

You must be logged in to post a comment Login