Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Tecnologias – MSC da Bosch agora acessível a modelos abaixo de 400 cm3

By on 2 Novembro, 2023

Para uma moto, travar e acelerar em curvas pode causar problemas de estabilidade. O MSC (Controle de Estabilidade da Moto) da Bosch ajuda os motociclistas a manter o controle do veículo nas situações mais delicadas – passando a estar agora disponível para motos de menor capacidade.

 O MSC combina um ABS de moto com uma unidade de medição inercial (IMU) 3D ou 6D, criando uma espécie de ESP para motos. O sistema, já disponível para os segmentos médio e alto, agora chega a todos os segmentos de motos. A TVS Motor Company da Índia, fabricante líder mundial de veículos de duas e três rodas, instalará o MSC da Bosch na nova TVS Apache RTR 310, usando IMU e ABS 10 da Bosch, que apresenta uma carcaça menor e mais leve, adequada para motos de mercados emergentes mais ligeiras. Agora o MSC está disponível para uma ampla gama de segmentos de mercado, tornando a condução de motos mais segura.

O MSC da Bosch conquista novos segmentos

“A Bosch está entre os pioneiros em segurança para motos. Introduzimos o ABS para motos há mais de 25 anos e há dez anos foi adicionado o MSC. Hoje somos capazes de equipar veículos de duas rodas com sistemas de assistência baseados em radar. No caso do MSC, desenvolvemos o sistema para que também possa ser instalado nos modelos menores, populares nos mercados emergentes, colocando-o ao alcance de uma base de utilizadores muito mais ampla. Juntos, com a TVS Motor Company, um dos maiores fabricantes de motos do mundo, hoje temos a oportunidade de tornar as suas novas motos mais seguras ”, disse Geoff Liersch, chefe da divisão Two-Wheeler & Powersports da Bosch.

“A TVS Apache é um dos modelos de motos mais amados e icónicos, com mais de 5 milhões de clientes em todo o mundo. Apoiada por 40 anos de experiência na TVS Racing , cada Apache é uma prova da nossa filosofia ‘Track to Road’, da pista para a rua, onde tecnologias e experiências aprendidas na pista são transferidas para motos de estrada. Em linha com a nossa longa tradição de sermos os primeiros a introduzir novas tecnologias do segmento, hoje temos o orgulho de instalar o Bosch MSC nonosso RTDSC (Race Tuned Dynamic Stability Control) na nova TVS Apache RTR 310. “Pela primeira vez no mundo um sistema de controle de estabilidade com IMU 6D é instalado em numa moto com cilindrada inferior a 400 cc. Pretendemos oferecer uma experiência de pilotagem incomparável, oferecendo aos nossos clientes sensações de segurança, conforto e diversão” , disse Vimal Sumbly, Chefe de Negócios Premium da TVS Motor Company.

MSC estreou-se com a KTM há dez anos

A Bosch apresentou o MSC na KTM 1190 ADVENTURE de 2014 há dez anos. Ao monitorizar os parâmetros do veículo de duas rodas, como o ângulo de inclinação, o sistema pode ajustar a travagem eletrónica e intervir instantaneamente na aceleração para se adaptar às condições de condução. Desta forma, o sistema Bosch consegue evitar que a moto se incline para um lado ou se endireite repentina e incontrolavelmente ao travar nas curvas, o que causa muitos acidentes de moto. O MSC é também a base para uma vasta gama de funções adicionais, que oferecem maior segurança, conforto e prazer de condução. Por exemplo, as motos com IMU 3D da Bosch utilizam o MSC para integrar funções avançadas de segurança no veículo.

A Bosch possui uma gama de soluções modulares MSC, permitindo diversas combinações de ABS e IMU com base nas necessidades da aplicação. A nova KTM RC 390 utiliza uma IMU 3D (Unidade de Medição Inercial) da Bosch, que conta com o MSC para integrar diversas funções ao veículo, incluindo travagem e controle de tração nas curvas. No caso da KTM, essas funções aproveitam uma variante de ABS de maior desempenho, que inclui um sensor de pressão adicional para controlar a pressão do freio com maior precisão.

Como funciona o sistema MSC

O MSC intervém quando a situação pode se tornar arriscada para o motociclista: quando o motociclista se inclina e faz curvas. De acordo com um estudo de acidentes da Bosch, a adoção do MSC em combinação com o ABS em todas as motos na Alemanha, por si só, poderia evitar um em cada três acidentes de moto ou mitigar a gravidade dos ferimentos pessoais. O MSC utiliza uma série de sensores para detectar a dinâmica do veículo de duas rodas. Enquanto os sensores de velocidade das rodas medem a velocidade das rodas dianteiras e traseiras, o sensor IMU determina a aceleração e a velocidade angular do veículo 100 vezes por segundo. O MSC também gere o controlo de travagem nas curvas: ao analisar o ângulo de inclinação e rotação da moto, o sistema é capaz de optimizar a estabilidade e o efeito de travagem mesmo nas situações de condução mais dinâmicas.

Em nome da segurança

Como fornecedor líder mundial de tecnologia de segurança para veículos de duas rodas, a Bosch já lançou Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ARAS), uma tecnologia que poderá prevenir um em cada sete acidentes de moto, de acordo com a pesquisa de acidentes da Bosch na Alemanha. É uma combinação de sensores de radar, sistema de travagem, gestão do motor e interface homem-máquina. A utilização do radar possibilita novas funções de assistência e segurança para motos. Estes incluem Cruise Control Adaptativo (ACC), Alerta de Colisão Frontal e Detecção de Ângulo Morto, que aumentam a segurança, o conforto e o prazer de condução.

A Bosch utiliza a conectividade para aumentar a segurança rodoviária dos motociclistas: o Integrated Connectivity Cluster (ICC) da Bosch, por exemplo, é um ecrã que evita distrações desnecessárias para os motociclistas.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments