Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Yamaha em força no Japan Mobility Show 2023

By on 12 Outubro, 2023

A Yamaha Motor vai participar no Japan Mobility Show 2023, organizado pela Associação de Fabricantes do Japão, Inc., que se realiza no Tokyo Big Sight de 25 de outubro a 5 de novembro. O tema do expositor da Yamaha será “Feel Life”.

O stand terá em exposição motociclos, veículos pendulares eléctricos, bicicletas com assistência eléctrica e muito mais, incluindo seis modelos em estreia mundial.

Para celebrar o tema do stand “Feel Life”, serão também apresentadas tecnologias áudio, produtos musicais e muito mais da Yamaha Corporation. Demonstrações em palco e outros eventos mostrarão as mais recentes tecnologias das duas Yamahas, que para além do nome, partilham a mesma paixão pelo design e excelência de engenharia.

MOTOROiD2 (Concept)

Como serão, de facto, as interfaces homem-máquina no futuro? Este modelo experimental combina mobilidade com tecnologias inteligentes para estudar essa questão. A Yamaha Motor levantou a hipótese de que alcançar uma relação mais próxima entre o condutor e a máquina, na qual eles ressoam harmoniosamente um com o outro como parceiros, levaria a novas formas de Jin-Ki Kanno e, desde a apresentação do MOTOROiD em 2017, a Yamaha Motor continuou a sua investigação em tecnologias, designs e muito mais com base nesse conceito.

Como uma evolução adicional do MOTOROiD original, o MOTOROiD2 é também um veículo para mobilidade pessoal que pode reconhecer o seu proprietário, levantar-se do seu suporte e mover-se ao lado do seu condutor, mas também tem uma sensação distinta de vida quando alguém está a andar nas suas costas e tem uma presença mais parecida com um companheiro de vida. O Sistema de Controlo do Centro de Massa Ativo (AMCES) para deteção de atitude e auto-equilíbrio, bem como o sistema de IA de reconhecimento de imagem para reconhecer e reagir ao rosto e aos gestos do proprietário, foram ambos aperfeiçoados. Além disso, a MOTOROiD2 apresenta uma nova estrutura Leaf diferente de qualquer outra moto anterior, dando ao modelo um chassis especializado para reacções realistas e complementares ao condutor.

TRICERA (Concept)

O Tricera, a versão da Yamaha para um veículo de três rodas, difere dos seus homólogos devido ao seu motor elétrico e três rodas direcionais. Veículo com capota aberta procura a alegria não filtrada derivada do funcionamento de um veículo altamente reativo. O seu conceito de desenvolvimento é “Mobilidade Urbana Emocionante”.  Este veículo para a mobilidade pessoal não só proporciona a sensação de liberdade sem paralelo de um carro aberto, como também uma nova experiência de condução repleta de Kando² com a sua direção de três rodas.

A estrutura centrada no ser humano da TRICERA foi concebida a partir do nível de controlo sentido ao alterar o ponto central do círculo de viragem do veículo através da entrada em fase e da contra-fase da roda traseira. Além disso, a possibilidade de o utilizador selecionar um modo manual para a direção da roda traseira permite a sensação de realização que advém da aquisição e desenvolvimento de novas capacidades de condução. A mobilidade moderna está a mudar para a condução automatizada, mas é precisamente por isso que a Yamaha Motor está a voltar ao básico e a explorar o Kando que é criado quando uma pessoa está aos comandos.

ELOVE (Concept)

As tecnologias adquiridas através da I&D que produziu o MOTOBOT – um robô humanoide autónomo que conduz uma moto, revelado em 2015 – e o MOTOROiD, tornaram-se a base para o desenvolvimento do Sistema Avançado de Assistência à Estabilização de Motociclos (AMSAS), que liberta os utilizadores da preocupação e da fadiga que acompanham a condução a velocidades muito lentas e a pé, em particular, e ajuda a tornar o motociclismo mais seguro e mais agradável. A ELOVE foi criada com o conceito “Game changing!” e é uma scooter eléctrica equipada com AMSAS.

O modelo padrão da foto estará em exposição juntamente com uma versão com estilo concebida por um estudante do ensino secundário de uma ilha remota em Okinawa, que se desloca para o campus com uma scooter de 50cc, e um jogador profissional de ténis em cadeira de rodas.

E-FV (Concept)

Esta mini-moto eléctrica para recreação familiar foi desenvolvida por uma equipa voluntária de jovens engenheiros como um projeto paralelo divertido destinado a explorar o tipo de prazer possível com a mobilidade eléctrica. Montando a mesma unidade de potência que a bicicleta de trial eléctrica TY-E, não requer mudanças de velocidade e é um veículo para se concentrar e desfrutar da condução. Para além do seu funcionamento silencioso, exclusivo dos veículos eléctricos, possui a tecnologia Active Sound Control da Yamaha Corporation, permitindo ao condutor desfrutar das notas de escape e similares dos veículos convencionais a gasolina ao ligar ou desligar o veículo.

TMW (Concept)

Concebido por membros voluntários do projeto da Divisão de Testes de Motociclos, o TMW é o primeiro triciclo de aventura Leaning Multi-Wheeler (LMW) da Yamaha Motor. As duas rodas dianteiras movem-se de forma independente e apresentam uma excelente adaptabilidade a várias condições de superfície, e a articulação do LMW permite a montagem de um grande porta-bagagens dianteiro que se mantém nivelado com o solo, mesmo quando inclinado ou numa inclinação. Esta ampla capacidade de bagagem incentiva ainda mais os utilizadores a aventurarem-se. A TMW é também um híbrido; os motores eléctricos dos cubos accionam as duas rodas dianteiras, enquanto a roda traseira é accionada pelo motor de combustão.

YXZ1000R (com motor a Hidrogénio/Concept)

Este veículo de recreio fora de estrada está equipado com um motor de injeção direta 100% a hidrogénio e emite zero CO2. Os motores a hidrogénio têm o potencial de fazer avançar os esforços de descarbonização, continuando a utilizar motores de combustão interna. A Yamaha Motor está a explorar esse potencial de forma a manter viva a atração única destes motores, tal como o seu som e sensação quando em movimento, no futuro.

Braço robótico móvel (exposição de conceito especial)

Este robô móvel colaborativo combina um braço robótico para executar tarefas em vez de humanos, com um carrinho autónomo. O braço robótico de 7 eixos tem a mesma amplitude de movimento que um braço humano e o próprio robot pode trabalhar nos mesmos espaços que as pessoas, evitando obstáculos. O controlo de conformidade assegura que o braço robótico se move e funciona imitando a sensação de força de um ser humano.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments