Aprilia RS 125 e Tuono 125: Duas novas referências das oitavo de litro

By on 4 Maio, 2021

Para 2021, a RS 125 e Tuono 125, as únicas motos ‘made in Italy’ de oitavo de litro, foram profundamente renovadas: novo design, motor novo e mais potente, instrumentação digital, novo ECU, e como todas as irmãs maiores Aprilia, o quadro exclusivo de alumínio para assegurar uma qualidade de pilotagem eficaz.  

As novas RS 125 e Tuono 125 são as mais recentes herdeiras da tradição Aprilia de fabricar as melhores motos da classe 125, rigorosamente construídas em Itália. Motos concebidas para diversão absoluta, para os condutores mais jovens e nascidas da experiência única acumulada pela Aprilia Racing que, só na classe 125, ostenta 10 Campeonatos Mundiais de Pilotos, 10 títulos de fabricantes e 151 vitórias.

A Aprilia tem uma verdadeira vocação para a construção de motos de oitavo de litro, com as quais muitos pilotos, tanto atuais como do passado recente, lançaram as suas carreiras para se tornarem campeões. Foi com elas que, por exemplo, Valentino Rossi lançou a sua carreira no motociclismo. 

Para 2021 a gama de motos desportivas Aprilia 125 foi totalmente renovada. Foi feito um intenso trabalho na RS 125 e Tuono 125 para melhorar o desempenho, os acabamentos, a segurança, a percepção de qualidade e o equipamento de série. O desenho frontal das novas Aprilia RS 125 e Tuono 125 inspira-se nas novíssimas RS 660 e Tuono 660, com um aspecto agressivo e original, realçado pela icónica montagem de luz frontal tripla. Para ambas as motos, o sistema de iluminação é LED completo com os indicadores de viragem dianteiros incorporados nos faróis.

As dimensões da parte frontal no Tuono 125 foram inteiramente revisitadas para a tornar mais compacta, embora ainda assegurando a protecção do ar típica de todas as versões do Tuono, tal como as dimensões sob cobertura foram reduzidas, agora mais cónicas. Ambos os modelos têm nova instrumentação totalmente digital com uma riqueza de informações úteis sobre o percurso (incluindo o indicador de combustível, consumo instantâneo e médio, e alcance residual). O painel de instrumentos é retroiluminado com a escolha por parte do condutor de duas cores (branco ou azul claro) e instalação pronta para a plataforma multimédia Aprilia MIA; isto permite ligar o smartphone ao veículo via Bluetooth, transformando-o num computador de bordo completo.

A RS 125 e Tuono 125 também se destacam pelo seu novo e avançado ABS de dois canais, desenvolvido em colaboração com a Bosch e que apresenta um sistema de intervenção em caso de travagem de emergência. A estabilidade e aderência nas curvas aumenta graças aos novos pneus Michelin, com a traseira agora ampliada para 140 mm. O trabalho feito para melhorar a qualidade é claro: a estrutura de alumínio na RS 125 ostenta agora uma pintura de maior qualidade, assim como o motor e a forquilha em ambos os modelos.

Por outro lado, a RS 125 e Tuono 125 são as únicas oitavo de litro no mercado fabricadas em Itália e equipadas com um quadro de alumínio fundido em alumínio com nervuras de reforço cruzadas, resultado do proverbial know-how da Aprilia na construção de arquitecturas de quadro superiores, capazes de assegurar a máxima estabilidade e níveis de manuseamento, tanto na estrada como na pista. Arredondando a arquitetura de chassis de nível superior estão o garfo de cabeça para baixo e o mono choque montado no braço oscilante assimétrico.

O sistema de travagem é também derivado de motos de categoria superior, contando com uma pinça radial (ligada ao cilindro principal utilizando uma linha metálica de trança) que agarra um disco de aço de 300 mm: a combinação destas escolhas técnicas e o novo sistema ABS fazem dele o melhor da classe. A RS 125 e Tuono 125 ostentam o depósito de combustível de maior capacidade da categoria (14,5 litros), um compartimento inferior mais espaçoso  (com porta de carga USB opcional) e são as únicas 125 com uma caixa de mudanças rápidas electrónica (opcional).

Os avanços da RS 125 estão agora montados numa posição 18 mm mais alta, com a vantagem de acentuar o conforto de condução sem comprometer as suas qualidades bem conhecidas na condução desportiva

Fazendo a sua estreia em ambos os modelos está o novo motor de um cilindro, arrefecido por líquido, com quatro válvulas, totalmente remodelado na área da termodinâmica, com uma nova cabeça para a câmara de combustão redesenhada, novas condutas de admissão e escape e uma nova vela de ignição iridium. Os eixos de cames com controlo de válvulas mais agressivo são também novos, enquanto que toda a linha de admissão foi redesenhada e tem agora um filtro de ar novinho em folha. O corpo do acelerador está agora localizado numa posição mais elevada, a fim de tornar o fluxo de ar de admissão para a cabeça mais directo. A linha de escape foi inteiramente redesenhada e tem agora um novo sistema de escape com um novo e mais eficiente sistema de catálise. A curva de binário é agora ainda mais robusta e a potência máxima é desenvolvida a rotações mais baixas, o que, entre outras coisas, permite um menor consumo de combustível, graças em parte à gestão electrónica mais refinada garantida pela nova injeção Marelli MIUG4 ECU.

Para explorar a maior potência possível do motor, a relação da transmissão final (apresentando uma corrente com O-rings) foi aumentada, adoptando uma roda dentada de 58 dentes. Na estrada, isto traduz-se num desempenho mais reactivo quando se torce o acelerador, proporcionando mais diversão e um manuseamento mais fácil nas deslocações urbanas.

APRILIA RS 125 2021

A Aprilia RS 125 está disponível em duas cores: Aprilia Black, caracterizada pela espectacular combinação de preto e vermelho, e Sintesi Blue, distinguida por cores mais brilhantes. A RS 125 está também disponível na versão GP Replica com gráficos extremamente semelhantes aos das motos Aprilia RS-GP de MotoGP, e vem de série com a caixa de mudanças rápidas electrónicas e a carenagem de cauda de assento único para cobrir o assento do passageiro.

APRILIA TUONO 125 2021

A Aprilia Tuono 125 está disponível em três opções de cores: Aprilia Black, caracterizada pela combinação de vermelho e bloco; Lightning White com atraentes cores branco mate e cinzento, bem como o mais sombrio Arrow Grey, com cores cinzento brilhante e preto.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x