Aprilia Tuono V4 X – Esgotadas as primeiras unidades em poucas horas

By on 29 Agosto, 2020

A V4 X APROVEITA O KNOW-HOW DA MARCA ITALIANA EM MOTOGP… É A VERSÃO MAIS LEVE E MAIS PODEROSA DE SEMPRE DA APRILIA TUONO. O PRIMEIRO LOTE DE DEZ MOTOS ESGOTOU EM POUCA HORAS!

Depois da RSV4 X, a versão especial da superbike de Noale, a Aprilia voltou à ação para evoluir o seu projeto V4, com a naked Tuono V4 que nesta versão ‘X’ é uma genuína moto de corrida com guiador alto e que já está à venda numa série limitada para compra online. As primeiras 10 unidades já foram reservadas, poucas horas depois da abertura das reservas online.  

O ‘TROVÃO’ A ESCASSOS 3,6s DO RECORDE DE IMOLA

Esta maxi-naked foi conhecida desde que um protótipo adornado com camuflagem foi vista a ser testada em Ímola pelo piloto de testes da Aprilia MotoGP Lorenzo Savadori, e de pronto mostrou os seus créditos demonstrados nos tempos de volta relatados de 1m 50seg – apenas 3,6 segundos abaixo do recorde mundial de volta do circuito italiano.

“É a moto mais divertida que já montei. A mistura entre conforto e desempenho é, na minha opinião, única. Disse na ocasião Salvadori. “O motor louco também pode ser muito gerenciável, tanto para especialistas quanto para amadores, e o pacote aerodinâmico oferece uma estabilidade incrível para um naked”.

Mas a Aprilia Tuono V4 X é mais do que uma simples naked, é uma naked extrema, concebida com a mira apontada a outra naked fabulosa: a Ducati Streetfighter V4. Aleix Espargaró, piloto da marca no MotoGP também a quis experimentar no Red Bull Ring.

“A Thunder V4 X é espacial. Nunca tinha experimentado uma moto com guiador alto em pista e fiquei surpreso com a sensação de estabilidade. O motor é louco, moto não fica instável por isso, pelo contrário: a posição de condução e as ajudas eletrónicas tornam-na extremamente divertida. É uma desportista pura com um “lado de bandido!

TECNOLOGIA DE MOTOGP

O objetivo foi tornar a Tuono X numa verdadeira moto de corrida mas com o guiador alto para uso exclusivo em pista, o que foi alcançado graças a um trabalho sábio que a colocou na meta dos 166 kg a seco, um número próximo dos protótipos de MotoGP.

Todas as superestruturas são de carbono, embelezadas com os novos gráficos dedicados “Bol d’Or”,inspirados na Aprilia RSV 1000 R Factory que participou na edição de 2006 da lendária corrida de resistência. O depósito tem a forma modelo básico, mas é mais leve, enquanto o sistema elétrico padrão foi simplificado. De derivação desportiva clara é o botão de corrida para a regulação dos módulos de motor que equipam a Tuono V4 X.

Foi empregue alumínio em múltiplos componentes para reduzir o peso, como a manete de embraiagem, a proteção da manete de travão, na proteção dos cárteres do motor e na tampa do depósito.

Também não faltam as jantes Marchesini em magnésio forjado onde se encaixam os pneus slick, opções que situam a Tuono X ao lado das melhores superdesportivas.

SUSPENSÕES SEMI-ATIVAS, 221 CV, 166 KG!

O motor vem da unidade que equipa com sucesso a Aprilia RSV4 1100 Factory. O sistema de escape Akrapovic possui coletores de titânio e um terminal de carbono, o filtro de ar é um elemento Sprint Filter: é o filtro de ar de maior permeabilidade disponível no mercado (além de ser à prova d’água), sendo a mesma unidade usada pela Aprilia Racing no MotoGP.

A centralina do motor foi revista na sua lógica de operação, equipada com controle do motor e mapeamentos de dinâmica das motos desenvolvidos pela Aprilia Racing. Os mapas do motor são todos “full power” e otimizados para o sistema de escape racing. O travão-motor, o controle de tração e os níveis anti-wheelie são especificamente desenvolvidos para uso em circuito. O caixa eletrónico também auxiliou na escalada e na instrumentação TFT em cores reprogramadas com exibição de tempos de volta, usando um sensor GPS integrado.

A potência máxima do V4 da Noale sobe dos 217 cv da unidade de série o valor de 221 cv. Com um quadro já de si mesmo fabuloso, a Tuono X conta ainda com um avançado sistema de suspensão semiativa Ehlins Smart EC 2.0.

O sistema de travagem Brembo também é totalmente racing, graças à adoção de pinças GP4-MS refinadas e muito eficazes que agem à frente num par de discos de aço com tecnologia T-Drive e que são controlados por uma bomba radial 19×16.

A PARTIR DE 34.900 EUROS

Cada modelo desta exclusiva Aprilia Tuono V4 X é vendido por 34.900 euros, sendo necessária a reserva exclusivamente online, acessando o site da Aprilia. Os compradores terão a oportunidade de levantar a sua própria moto diretamente na Aprilia Racing, com uma visita exclusiva simultânea ao departamento de corridas de Noale.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x