As 15 Regras fundamentais para andar de moto em segurança na cidade.

By on 1 Março, 2017

Vespa_Racer

Andar de moto é um prazer permanente e transmite uma enorme sensação de liberdade.

A moto proporciona momentos inesquecíveis, até mesmo no caminho para o trabalho. Qualquer pequena ou grande deslocação é sempre uma oportunidade para gozar a sua moto e desfrutar do prazer de sentir o vento na cara enquanto se flui no meio do trânsito.

Mas há que saber evitar os perigos e as armadilhas, pois uma moto, com apenas 2 rodas, terá sempre um equilíbrio precário, e a probabilidade de cair é pode ser elevada, sobretudo em situações de travagem de emergência, normalmente o principal motivo de acidentes. Lembre-se que uma importante percentagem de acidentes graves e com consequências, acontecem dentro das localidades.

Quisemos por isso apontar algumas regras fundamentais para uma condução defensiva que possa evitar acidentes e quedas. O segredo está sempre no saber antecipar as situações que se nos deparam pelo caminho pelo que aqui vos deixamos 15 dicas para conduzirem a vossa moto com segurança:

Leiam com atenção:

1- Estar sempre consciente de que os carros não nos vêem. Os condutores de automóveis procuram outros automóveis nos seus retrovisores, eles nunca se lembram que existem motos, pelo que não contam com elas. As motos que se desenrasquem…

2- Usar os espelhos retrovisores permanentemente é a única forma de saber se o caminho está livre para mudar de direcção, ou ultrapassar…Virar a cabeça para trás retira a concentração e não é prático.

3- Fazer-se ver … Use sempre as luzes na posição médios, use buzina se necessário, não se esconda no angulo morto dos carros, faça-se ver. Assim pode evitar algumas reações perigosas de terceiros.

4- Nunca mudar de faixa sem ver se vem alguém. Se mudar de direção sem conferir se tem alguém na retaguarda em andamento mais rápido vai certamente provocar uma situação de acidente e por sua culpa.

5- Em fila, controlar 3 carros á sua frente. Quando se segue em fila intensa de transito não se limite a controlar os movimentos do carro imediatamente á sua frente. Se controlar pelo menos 3 ou 4 carros á sua frente terá sempre muito mais tempo para reagir em segurança.

6- Estar sempre a prever manobras perigosas dos outros.

7- Atenção ao travão da frente nas travagens de emergência.

8- Circular sempre com pressão dos pneus correcta.

9- Use sempre o pisca

10- Saiba ler o piso, evitando os carris de elétricos e as tampas de esgoto ou águas, e circulando com maior precaução nas ruas de empedrado, sobretudo à chuva.

11- Ter sempre 2 dedos nas manetes do travão da frente e da embraiagem e aprender a dosear ambas.

12- Não exagerar na velocidade… Velocidade alta aumenta o tempo de travagem, o que pode ser fatal. Adapte o seu andamento em função do nível de tráfego e probabilidade de aparecerem obstáculos surpresa.

13- Levar equipamento próprio para moto, calçado com bom grip e proteção, calças se possível reforçadas, um bom blusão e capacete com viseira ou óculos apropriados. Se possível luvas também, finas na palma da mão para não perder a sensibilidade no contacto com o guiador, manetes e botões que se situam nos punhos.

14- E sobretudo não corra riscos, mais ainda se levar pendura, pois aumenta o peso e obviamente a responsabilidade de uma vida mais que leva consigo.

15- Por último, ter sempre a moto nas melhores condições mecânicas, fazendo as necessárias revisões regularmente e tomando atenção ao desgaste dos pneus.

Pratique uma condução defensiva e goze a vida… de moto em segurança.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x