Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Ducati Diavel V4 2023: 168 cv e 223 kg na ‘muscle bike’ de Borgo Panigale

By on 28 Outubro, 2022

Para 2023 o V4 também chega à Diavel. Depois da Panigale, Streetfighter e Multistrada, a musculada moto de Borgo Panigale também adota a arquitetura de quatro cilindros, especificamente a versão V4 Granturismo com 168 cv e 126 Nm de binário.

O novo episódio da Ducati World Premiere é inteiramente dedicado à roadster Diavel que, para 2023, abandona o motor Testastretta para mudar para o Granturismo V4 de quatro cilindros, um motor anteriormente reservado à Panigale, Multistrada e Streetfighter.

Uma unidade que nesta versão entrega 168 cv e 126 Nm de torque e para a qual a Ducati promete uma entrega suave e utilizável em baixas rotações. As características incluem intervalos de manutenção “estendidos” (os mais importantes são aos 60.000 km) e nova gestão do banco de cilindros traseiro. Se o Granturismo montado na Multistrada “desligava” os cilindros traseiros quando a moto estava parada, para limitar o calor transmitido às pernas do condutor, a unidade montada na Diavel evolui esta funcionalidade estendendo-a mesmo a baixas velocidades.

Eletrónica de referência

A eletrónica é obviamente do mais alto nível: três Power Modes e quatro Riding Modes (Sport, Touring, Urban e o novo Wet, projetado para superfícies molhadas e com aderência reduzida) para adaptar a entrega do motor e a intervenção do sistemas de assistência à condução (Ducati Traction Control na versão Cornering, ABS Cornering e Ducati Wheelie Control) à pista e às preferências do condutor. O Cruise Control garante transferências de autoestrada “relaxantes”, o Launch Control garante arranques em chamas e o Ducati Quick Shift up & down torna a utilização da caixa de velocidades menos cansativa e mais eficaz em condução desportiva.

Tudo é gerenciado através do painel com display TFT colorido de 5″, que também oferece conectividade Bluetooth para emparelhar o smartphone e utilizá-lo para receber chamadas e ouvir música, explorando assim as funções do Ducati Link App, e utilizar o sistema de navegação. Turn-by-turn disponível como acessório.

Design de família

A Diavel V4 mantém a personalidade dos modelos que a precederam. O design é musculoso e maciço, capaz de atrair tanto aqueles que amam motos de pura performance quanto aqueles que preferem o estilo de uma moto especial. Para tornar a simbiose entre moto e condutor ainda mais agressiva, a V4 está equipada com um guiador rente (+ 20 mm) e o habitual selim baixo posicionado a 79 cm do solo.

Há ainda um novo design para os grupos ópticos: a frente muda de forma, passando do Omega das versões anteriores para um duplo C que se tornará um estilo recorrente nas motos de Borgo Panigale. A unidade de luz traseira consiste numa matriz de LED tipo ponto posicionada sob a cauda, ​​​​também com uma assinatura óptica que reinterpreta a configuração dividida que sempre caracterizou a Diavel. Os piscas dinâmicos são integrados no guiador, na frente dos reservatórios do travão e embraiagem.

Os 168 cv garantidos pelo motor V4 Granturismo são aproveitados pela ciclística que tem como espinha dorsal o quadro monocoque, conetacto ao braço oscilante unilateral em alumínio que, com o novo motor, reduz o peso para 223 kg, ou seja, menos 13 kg em comparação com a Diavel 1260 S. Ao nível da suspensão encontramos uma forquilha invertida com bainhas de 50 mm e um amortecedor com esquema cantilever, ambos totalmente ajustáveis. O sistema de travagem conta com pinças Brembo Stylema e discos dianteiros duplos de 330 mm. Confirmado, é claro, o pneu traseiro maxi 240/45, essencial para obter os 3 segundos na aceleração de 0 a 100 km / h.

Acessórios

Os entusiastas que queiram aumentar as capacidades turísticas da sua Diavel V4 irão encontrar diversas opções no catálogo Ducati Performance, começando pelas malas semirrígidas com uma capacidade total de 48 litros, para as quais a Diavel V4 está preparada (sem necessidade de estruturas), e que, em conjunto com o encosto para o passageiro e o para-brisas touring, permitem confortáveis viagens a dois.

O lado mais desportivo da Diavel V4, por seu lado, é sublinhado com o silenciador de escape homologado, com tampa e quatro terminais em carbono. Para aqueles que quiserem ir mais longe existe o sistema de escape de competição de design “Spitfire”, com quatro saídas em linha, não homologado para a estrada, com coletores em aço, silenciador em titânio e tampa em fibra de carbono, que garante uma redução de peso de cerca de 11 kg e um aumento da potência máxima do V4 Granturismo de 12 cavalos, elevando o total para 180 cv.

Peças em alumínio feitas a partir do bloco, embraiagem a seco (apenas para uso em competição), jantes forjadas e pinças de travão em vermelho ou negro, ampliam ainda mais as possibilidades de customização da nova Diavel V4.

A nova Diavel V4 chegará aos vendedores autorizados na Europa a partir de janeiro no clássico vermelho Ducati Red ou em negro Thrilling Black.

Principal equipamento de série:

•             Motor V4 Granturismo, 1158 cc

•             168 cv (124 kW) às 10,750 rpm, 126 Nm (12.8 kgm) às 7,500 rpm

•             Verificação das válvulas a cada 60,000 km

•             Quadro monocoque em alumínio

•             Depósito de combustível de 20 litros em aço

•             Poisa-pés e pega do passageiro retrácteis

•             Ótica Omega DRL

•             Farolim traseiro LED multiponto sob a traseira

•             Piscas dinâmicos integrados

•             Forquilha de 50 mm, totalmente regulável

•             Monoamortecedor, totalmente regulável

•             Sistema de travagem dianteiro com dois discos de 330 mm e pinças monobloco Brembo Stylema®

•             Pneu traseiro Diablo Rosso III na medida 240/45

•             Jantes em alumínio fundido com braços maquinados

•             Ecrã TFT de 5” com integração Bluetooth, Ducati Link App

•             Sistema de navegação ‘turn-by-turn’ integrado como opcional

•             3 Power Modes, 4 Riding Modes (Sport, Touring, Urban, Wet)

•             Pacote eletrónico de última geração com Unidade de Medição Inercial de 6 eixos (6D IMU): ABS Cornering; Ducati Traction Control (DTC); Ducati Wheelie Control (DWC); Ducati Power Launch (DPL); Ducati Quick Shift up / down (DQS), Cruise Control.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments