Honda CB Cafe Racer ExcesoR: Fazer do menos mais!

By on 29 Julho, 2022

Imagine combinar peças de várias motos, juntar tudo e contruir uma vintage ‘cafeinada’, numa atraente cor marron. Foi assim que nasceu esta Honda CB muito especial da autoria de um engenheiro austríaco.

Fotos: David Matl

A Honda CB Cafe Racer construida na ExcesoR Motorcycles é uma mistura criativa de peças da CB250, CB360 e CB400, e levou mais de dois anos para ser construída por Christian Schwarzenlander. Christian é um engenheiro de controle de qualidade da Áustria, e a sua atenção aos detalhes está presente em todas as suas criações. A prestigiosa revista alemã Custombike também ficou impressionada e, no início deste ano, concedeu a Christian o primeiro prémio na sua competição anual – foi a primeira vez que uma moto ao estilo cafe racer recebeu essa distinção, e a primeira Honda também.

Christian foi ao eBay adquiriu uma Honda CB250 1976 por 250 euros. “Estava tudo em muito mau estado”, relata. “Comecei a esboçar um estudo para o design. Pensei em usar o menor número possível de componentes de origem e havia outra regra: nada de peças cromadas. Todas as peças de metal são niqueladas, pretas galvanizadas ou feitas de aço inoxidável despido.”

O trabalho foi meticuloso. Christian reforçou o quadro CB250 e encaixou um motor da CB360, alterado para 390 cc. O pedal de arranque foi substituido por um motor de arranque elétrico, adoptou uma embraiagem deslizante, um sistema de ignição Dyna para controlar a faísca e um acumulador LiFePo123 feito sob medida para atuar como uma bateria para o arranque.

Para a suspensão Christian reforçou as bainhas da CB250 originais com molas Wirth e revestiu os tubos internos com DLC – carbono tipo diamante – um tratamento mais comumente encontrado em forquilhas de corridas. O braço oscilante veio da CB400 e foi estendido 7 centimetros, com um tensor de corrente fabricado sob medida, e por fim manteve os travões dde tambor paraa reforçar o tom retro; este foram modificados com ventilação extra para mantê-los frescos a velocidades elevadas.

Conclusão

A Honda CB Cafe Racer ExcesoR merece nota 10. A construção é impressionante, mas na nossa opinião é a estética quente e cor marron que a eleva a outro nível. Christian Schwarzenlander soube fazer do menos mais com peças de distintas moto, o que é sempre mais trabalhoso, criando uma pura desportiva vintage que mantém intacto ADN original das icónicas CB.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments