Marca Vespa tem um valor de 906 milhões de euros

By on 20 Janeiro, 2022

O Grupo Piaggio, o maior fabricante europeu de scooters e motociclos e um dos players principais do mercado, encomendou um estudo sobre o valor da marca Vespa. Os resultados da análise da Interbrand, demonstraram que em 2021 o valor da marca Vespa ascendeu a 906 milhões de euros!

“A Vespa é muito mais do que uma marca de mobilidade; simboliza arte, design, tecnologia e diversão”, diz Michele Colaninno, Director de Estratégia, Produtos e Inovação do Grupo Piaggio. “A Vespa é um ícone de estilo: a sua singularidade faz dela uma das marcas mais admiradas e desejadas, pertencendo ao espaço premium, bem como às marcas de moda e estilo de vida. Por esta razão, devemos começar a compará-la com outras marcas globais para além da pura mobilidade. É por isso que pedimos à Interbrand, a consultora líder mundial em marcas, para determinar e analisar o valor financeiro da marca Vespa. Esta não é uma linha de chegada, mas simplesmente um novo ponto de partida, uma vez que continuamos a construir o futuro da Vespa”.

Os resultados do relatório da consultora líder de marcas Interbrand apontam para o que descreve como “uma marca única e globalmente reconhecida, graças à sua perfeita combinação de design, estilo de vida e património italiano”, estimando em última análise o valor da marca Vespa em 906 milhões de euros.

“O termo ‘icónico’ é demasiado utilizado, mas não há realmente outra forma de definir esta marca”, diz Manfredi Ricca, Director Global de Estratégia da Interbrand. “A Vespa é uma marca patrimonial, e no entanto está em constante evolução; é profundamente italiana, e no entanto globalmente amada; é premium, e no entanto inclusiva.”

Para determinar o valor financeiro da marca Vespa, a Interbrand empregou técnicas comprovadas de avaliação da marca proprietária, incorporando um conjunto abrangente de recursos, dados de mercado, e estudos quantitativos realizados nos 10 principais mercados da Vespa.

Entre os principais factores que contribuíram para o Brand Strength Score global da Vespa estava a distinguibilidade dentro da indústria, graças à singularidade e reconhecimento do seu design de produto e do património que caracterizou este Ícone Italiano. A afinidade também desempenha um papel significativo na derivação do valor da marca – realçando os fortes sentimentos positivos dos clientes em relação à marca. Em geral, a marca joga numa arena mais ampla do que a mobilidade, respondendo a necessidades como a auto-expressão e o entretenimento.

Série especial comemorou o 75º Aniversário da Vespa

2021 representou um ano forte para a Vespa, que celebrou o seu 75º aniversário, com o lançamento da Série Especial Vespa 75; mais de 19 milhões de unidades foram produzidas e vendidas desde 1946 – um marco alcançado ao longo dos últimos 12 meses. A Vespa também viu sucesso na expansão do seu sistema de marcas – com o lançamento da nova Vespa 946 Christian Dior, uma colaboração com Justin Bieber, e a ressonância global gerada através do filme da Disney Pixar “Luca”, no qual a Vespa é parte integrante do enredo e da narrativa do filme.

O valor da marca de 906 milhões de euros representa um marco fundamental para esta amada marca italiana, destacando a relevância que tem entre o seu público global. É um ponto de partida para um plano a longo prazo que empurra a Vespa para novos objectivos ambiciosos através de inovações e parcerias globais.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments