Yamaha – MT-09 SP 2021: A mais elegante e exclusiva Hyper-Naked de sempre

By on 10 Novembro, 2020

APRIMURADA NO MOTOR E PARTE-CICLÍSTICA, E COM UM NOVO DESIGN RADICAL DA CARENAGEM SEM COBERTURA QUE DEIXA À VISTA UMA APARÊNCIA BRUTAL E MUSCULADA, A MT-09 DE 2021 É A MAIS PURA E EMOCIONANTE HYPER NAKED DE SEMPRE.

Desde 2013, o Lado Negro do Japão tem sido a inspiração para o desenvolvimento dos modelos MT da Yamaha que trouxeram um novo nível de entusiasmo e dinamismo aos motociclistas europeus que procuram emoções. Para aqueles que exigem as especificações mais elevadas, a marca de Iwata criou a MT-09 SP, uma moto ainda mais elegante, mais inteligente, com suspensão premium e mais exclusiva com um acabamento agressivo influenciado pela superdesportiva R1M.

A exclusividade

A exclusiva e nova cor Icon Performance da MT-09 SP, influenciada pela R1M,  conta com um esquema de pintura em vários tons de azul e preto no depósito de combustível e nas condutas de ar para conferir uma aparência ainda mais agressiva e exclusiva a esta Hyper Naked topo de gama. O acabamento premium é melhorado com elementos gráficos de impressão por transferência de água totalmente integrados. As cores ao estilo das superdesportivas reforça o carácter puramente desportivo desta moto que estreita laços tecnológicos com a  R1M, a Yamaha de produção de alta performance mais avançada alguma vez construída.

Tecnologias e equipamento premium

Além das avançadas ajudas eletrónicas à condução presentes na MT-09 de série, a MT-09 SP premium também está equipada com um Sistema de controlo da velocidade de cruzeiro que melhora a experiência de condução global.

Para desfrutarem de uma condução mais relaxada na autoestrada, os condutores da SP podem ativar este sistema de controlo da velocidade de cruzeiro a velocidades a partir de 50 km/h e a partir de 4ª velocidade. Depois de definida a velocidade, pode ser afinado em incrementos de 2 km/h cada vez que prime o botão. Também pode aumentar de forma constante ao manter premido o botão. O sistema é desativado sempre que utiliza os travões, a embraiagem ou o acelerador.

 Além de facilitar as viagens mais longas, o Controlo da velocidade de cruzeiro da SP também é uma característica útil que ajuda os condutores a cumprirem os limites de velocidade em vigor sem terem de olhar permanentemente para o velocímetro.

Suspensões KYB/Ohlins

Com um diâmetro de 41 mm e com um robusto DLC (revestimento Diamond-like carbon) que garante uma ação de suspensão ultrassuave e reativa, a suspensão dianteira KYB® de especificação premium é totalmente ajustável para o amortecimento de pré-carga, de ressalto e compressão, para o condutor da SP encontrar a melhor configuração para cada situação de condução diferente. Além disso, esta suspensão dianteira de última geração também está equipada com afinadores de amortecimento por compressão a baixa e alta velocidade para ajustar a suspensão com a máxima precisão.

A par da suspensão dianteira de alta qualidade, o sistema de suspensão traseira conta com um amortecedor Öhlins de elevada qualidade. Oferece ao condutor a máxima capacidade de afinação do amortecedor de compressão e recuperação e equipada com um afinador de pré-carga remoto rápido e fácil de utilizar, esta suspensão traseira exclusiva da SP integra a precisão de manobrabilidade das Super Desportivas na classe Hyper Naked.

Construção de alta qualidade

O exclusivo banco com costuras duplas da MT-09 SP foi desenvolvido para proporcionar ao condutor uma sensação inigualável de unidade quando conduz esta Hyper Naked premium. A forma do banco e do depósito de combustível, bem como a ergonomia geral, foi desenvolvida através do método Kanno Hyoka, ou seja, avaliar o desempenho da moto baseado nas perceções e nos comentários dos condutores dos test-drives. Este processo exaustivo assegura que o produto acabado melhora a experiência de condução total.

Outra característica exclusiva da MT-09 SP é o braço oscilante com magnífico acabamento que conta com uma superfície especial escovada e anodizada que complementa na perfeição o novo quadro em Crystal Graphite. A par de outros detalhes exclusivos, como a mola amarela no amortecedor traseiro Öhlins e a  cremalheira preta, o braço oscilante da SP reforça a sensação premium, com a pura aparência desportiva desta Hyper Naked líder na sua classe. 

As características específicas da SP, como as manetes e o guiador preto anodizado, bem como os reservatórios de fluido dos travões dianteiro e traseiro fumados, e uma cremalheira preta, reafirmam o estatuto da MT-09 SP como a mais exclusiva Hyper Naked na sua classe.

Cores, disponibilidade e preço

A nova MT-09 SP estará disponível na exclusiva cor Icon Performance. As entregas aos concessionários na Europa começarão em março de 2021. Os preços variam consoante o país. Contacte o concessionário Yamaha mais próximo de si para para obter mais informações.

Destaques técnicos da MT-09 SP

Características específicas da SP:   

Cor dedicada “Icon Performance” inspiradas na R1M

Sistema de controlo da velocidade de cruzeiro

Suspensão dianteira KYB® premium

Amortecedor traseiro Öhlins

Banco com costuras duplas

Braço oscilante em alumínio escovado e anodizado

Manetes, guiador e cremalheira traseira em preto anodizados

Reservatórios de fluido dos travões dianteiro e traseiro fumados

Características da MT-09 SP e da MT-09:

Novo motor DOHC EU5 de 889 cc e 3 cilindros em linha de 12 válvulas com refrigeração líquida

Mais potência em todas as velocidades do motor

Aumento de 7% no binário máximo a baixas rotações

Aumento de 4 cv na potência máxima

Novo chassis Deltabox de alumínio fundido, com menos 2,3 kg

Menor peso (incluindo óleo e gasolina) de 189 kg: redução de 4 kg e o mais leve modelo de 900 cc da classe naked

Menor distância entre eixos para uma manobrabilidade mais dinâmica

Novo braço oscilante leve em alumínio

Estilo apelativo e naked “sem carenagem” na nova geração MT

Qualidade superior em toda a máquina, com acabamento do quadro em Crystal Graphite

Iluminação integralmente em LED com a icónica dianteira e traseira em Y

Novo sistema Quick Shift com funções de engates de mudanças superiores e inferiores

Embraiagem A&S melhorada

Nova unidade IMU de 6 eixos leve e compacta

Ajudas à condução, sensíveis à inclinação em curva: TCS, SCS e LIFt com três modos de intervenção

ABS e sistema de controlo de travão (BC)

Modos de funcionamento do motor D-MODE comutável

Novas jantes SpinForged ultraleves de 17 polegadas e 10 raios

Pneu traseiro de 180/70-17 de grande dimensão e pneu dianteiro de 120/70-17

Instrumentos TFT de 3,5 polegadas a cores com interruptor remoto no guiador

Bomba principal dianteira radial, discos dianteiros duplos de 298 mm

Galeria de imagens

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x