Yamaha R9: A próxima desportiva de Iwata?

By on 30 Agosto, 2022

A Yamaha R9 poderá ser uma das fortes novidades de 2023. Esta ideia, revelada em ‘primeira mão’ pelos especialistas da Kardesign, que utiliza como ponto de partida alguns argumentos da MT-09 aliados à imagem da icónica RD350, seria certamente não só bem acolhida por muitos amantes das desportivas, como impulsionaria um segmento que nos últimos anos tem regredido na procura. 

Com o ano de 2021 a trazer uma MT-09 altamente atualizada, com um novo quadro de alumínio, braço oscilante, motor, e claro, na vertente estética, assim como uma nova e acessível moto desportiva R7 de nível básico, a gama da Yamaha cresceu,  sem se confirmar o conceito da desportiva R-09 que a Kardesign imaginou em 2017 vestida com as cores de Kenny Roberts do mundial de motociclismo.

De facto, uma nova desportiva com o motor CP3 ‘turbulento’ da hyper-naked MT-09 seria uma ‘pedrada no charco’, especialmente para todos aqueles que gostaria de ver uma ‘R’ com mais esteróides que a R7 – ou seja, mais próxima da superdesportiva R1.

Acontece que, agora os designers da Kardesign regressaram ao estirador, apresentando imagens do que poderá ser a nova R9, o que desde logo levantou a suspeita de que algo de novo e muito forte a Yamaha pode estar a preparar para revelar proximamente.  E isto torna-se ainda mais crível, tendo em conta que o Concept R9 revelado mostra, aparenta semelhanças claras com as recentes MT-09 e R7, sem esquecer o passado desportivo glorioso da marca de Iwata, colocando a R9 como uma sucessora espiritual da icónica RD350LC.

O novo quadro e o motor maior de 890 cc que seria reajustado para aumentar ainda mais a potência e a rotação, permitiriam criar uma moto desportiva mais atrevida, com um design apelativo para mostrar aos amigos e, mais que isso, com um preço capaz de embaraçar aqueles que preferem uma superbike pelo dobro do custo.

Esta novidade com uma imagem forte, poderá ser apresentada na Intermot em Colónia ou no EICMA de Milão, em novembro.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments