EICMA 2022: Números recordes na 79ª edição

By on 16 Novembro, 2022

O Salão de Milão (EICMA 2022) já encerrou as suas portas. O principal evento internacional dedicado às duas rodas com motor, fechou com todos os indicadores no verde, voltou com sucesso da era “pós covid” e teve a maior enchente de público desde então.

A Exposição Internacional de Duas Rodas afirma mais uma vez a sua liderança global, com uma subída no número de visitantes significativa: + 38%.

As premissas para o sucesso já estavam nos números de abertura: 1.370 marcas presentes, 59% estrangeiras, representando 45 nações diferentes. Assim como os seis pavilhões ocupados no centro de exposições Fiera Milano em Rho (totalizando +35% em relação ao espaço de exposição de 2021) lotados de visitantes.

Mas as confirmações do EICMA EFFECT, o slogan usado para promover a edição número 79 da Exposição Internacional de Duas Rodas, chegaram ontem à noite com os portões fechados: Milão é a capital mundial indiscutível da indústria. No final da exposição de cinco dias, a EICMA obteve um significativo aumento de 38% na participação geral em relação ao ano anterior. Em particular, 82% da compra de ingressos foi feita online no site oficial do evento, enquanto 18% do público optou pela venda física.

As ausências

O certame merece inquestionavelmente a classificação de feira internacional pela presença de todos os grandes fabricantes ou quase… Este ano, a BMW, KTM ou Harley-Davidson estiveram ausentes, preferindo utilizar os seus recursos de forma diferente e, às vezes, em eventos locais em que esses fabricantes possam atingir mais diretamente o cliente interessado.

Sabe por exemplo qual o preço de um stand? Num show como o EICMA, a participação de um grande fabricante custa entre 1 e 1,5 milhões de euros para o evento (montagem, desmontagem, petits fours incluídos). É por isso que esses fabricantes relutam em regressar ao EICMA e, paradoxalmente, preferem estar presentes em salões regionais. Apesar disso, a Ducati regressou ao evento.

No entanto, a mostra de Milão voltou a mostrar a sua capacidade de superar as dificuldades após dois anos de crise do Covid. O vírus global ainda anda por ai, mas aprendemos a conviver com ele.

Eleição da moto mais bela do EICMA

Este ano, 22.880 eleitores elegeram a Ducati Diavel V4 com 36,8% dos votos. Atrás da mais bela moto (italiana) do Salão de Milão 2022, encontramos outras 2 motos vintage no pódio: a Moto Guzzi V100 Mandello S e a Fantic Caballero 700. Na quarta posição, ao pé do pódio, ficou a Triumph Street Triple 765 R e para completar o Top5, a Honda Transalp 750.

1. Ducati Diavel V4

Musculosa, ostensiva, demais, extrema… não faltam superlativos para descrever a nova Ducati Multistrada V4 que conquistou o título de moto mais bela em Milão

2. Moto Guzzi V100 Mandello S

A Moto Guzzi V100 Mandello S alcançou um justo segundo lugar pelo trabalho realizado, sobretudo ao nível de uma estética bem conseguida, complementada com as ajudas eletrónicas

3. Fantic Caballero 700

Na Caballero 700, a Fantic usou habilmente o motor CP2 da Yamaha para oferecer uma moto mais atraente que a XSR 700

4. Triumph Street Triple 765 R

O ADN do campeonato do mundo de Moto2 está agora mais do que nunca presente na nova gama Triumph Street Triple 2023

5. Honda XL750 Transalp

Depois de muitos rumores e expectativas, a Honda finalmente revelou em Milão a nova XL750 Transalp, uma moto que pode impulsionar as vendas do fabricante de Tóquio
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments