Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Suzuki Katana pode subir aos 1100cc em 2024

By on 20 Setembro, 2023

Esta informação foi revelada durante um evento organizado no Japão em homenagem à histórica Katana. A pedido dos entusiastas, alguns dirigentes da empresa de Hamamatsu abriram a possibilidade de em breve se ver uma nova moto com motor 1100 e depósito de combustível maior.

Recentemente, na fábrica de Hamamatsu, a Suzuki organizou um evento dedicado à Katana, modelo desenhado na década de 1980 por Hans Muth, ressuscitado em 2018 utilizando a base técnica da GSX-S 1000 e o “lápis” de Rodolfo Frascoli .

Os líderes da empresa japonesa estiveram presentes no evento, incluindo o presidente Toshihiro Suzuki , que participou de inúmeras palestras durante o dia. Durante essas reuniões, segundo relata a revista japonesa Young Machine, os executivos deixaram escapar algumas revelações interessantes.

Em resposta a questões específicas, os executivos da empresa admitiram que haverá desenvolvimentos para o modelo Katana , pelo que a base técnica da qual deriva o Katana 2.0 sofrerá alterações. Em particular, o engenheiro Keisuke Namekawa, do grupo de desenvolvimento de motores, ainda deu a entender que a moto, além de receber inúmeras melhorias técnicas (mais eletrónica possivelmente), também poderia sofrer um aumento na cilindrada.

Em resposta a alguns pedidos, centradas principalmente na capacidade limitada do depósito de combustível (actualmente de 12 litros), criado com essa capacidade para corresponder o mais possível ao formato compacto do modelo original, aparentemente está a ser considerada a hipótese de um aumento de capacidade até 15-16 litros, para melhorar a autonomia. O mesmo vale para o painel, podendo o atual display monocromático em breve ser substituído por um TFT colorido.

Ainda de acordo com a revista Young Machine, existem várias hipóteses para essas alterações: a primeira diz respeito à GSX-S 1000, da qual deriva atualmente a Katana, pois seria relativamente simples “transferir” a eletrónica e talvez até o painel de um modelo para outro, mas se a cilindrada realmente aumentar para 1100 cc, também é considerada a possibilidade de se tratar de um novo modelo neo-retro inteiramente novo, a lembrar a GSX de há 40 anos. Mas estas são apenas suposições.

Em resumo, ao contrário de outros “furos infundados”, aqui parece que as declarações oficiais da empresa realmente confirmam a chegada iminente de um novo modelo. Para saber mais, teremos de aguardar pela próxima edição da EICMA , como sempre agendada para novembro.

Fonte: Young Machine

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments