2023 assinala o 25º aniversário da Yamaha YZF-R1
A série YZF-R é uma grande linha que representa a Yamaha. No Japão, começa com a YZF-R25 de 2 cilindros de 250cc, a R3 de 320cc e a superdesportiva R1 de 4 cilindros e 998cc. Além disso, em fevereiro de 2022, a YZF-R7 de dois cilindros de 688 cc foi adicionada recentemente para preencher a lacuna entre a R3 e R1.
Em relação à YZF-R1, que é o topo desta série, o modelo ’23 parece estar a mexer. A R1 foi inscrita com a frase “Novo Modelo 2023” na lista de veículos oficiais da FIM, que tem jurisdição sobre o MotoGP. São esperadas mudanças neste modelo homologado para vias públicas!
De acordo com a publicação Young Machine, os ‘insiders’ japoneses acreditam que a futura R1 posssa vir com as winglets (asas) que as marcas rivais estão a adotar. Além disso, espera-se que com os regulamentos de gases de escape Euro 6 (a serem introduzidos após 2026), haja de facto uma mudança completa do modelo. O ano de 2023 marca o 25º aniversário da introdução da primeira geração R1, então seria o momento perfeito.
O motor Crossplane
A principal arma da R1 é o seu motor de 4 cilindros crossplane. Possui excelente tração com explosões espaçadas de forma desigual, mas a perda é grande para aumentar a potência. Haverá uma reforma completa?
Rumor da indústria: YZR-M1 “V4”
A moto de MotoGP YZR-M1 também adota os plano cruzados no motor, ou crossplane. Há no entanto rumores de que está em testes um V4 como a Honda e Ducati para aumentar a velocidade máxima, que é inferior às rivais. Beneficiará a R1 disso?!
0 comments