KTM 890 Adventure ’23: Pronta a sair da zona de conforto

By on 30 Novembro, 2022

Após um lançamento bem sucedido há 2 anos, a adventure austríaca da categoria média recebeu um facelift. Com ciclística retrabalhada, gráficos totalmente novos, e várias actualizações técnicas, a KTM 890 Adventure de  2023 rola para o seu segmento com vigor renovado.

A KTM 890 Adventure foi construída para ser uma dominadora em todas as condições e em todas as distâncias. O ágil e reactivo motor LC8 permanece tão vivo como sempre foi com os seus 103 cv e 100 Nm a 6500 rpm de binário. Um centro de gravidade baixo graças ao desenho do depósito de combustível de 20 litros, faz sobressair a forma delgada da moto e acentua a sua ergonomia.

Dai resulta agilidade e faclidade de manuseamento, tanto em posição sentada como em pé. O robusto quadro de aço também não deixa dúvidas… Então, como poderia ser melhorada a 890 Adventure? A KTM analisou a moto até à última peça e apontou várias maneiras pelas quais a experiência do motociclista pode ficar ainda melhor.

MOTOR

A KTM 890 Adventure de 2023 é impulsionada pelo compacto motor LC8c de 889 cc, que gera 77 kW (103.2 cv) e 100 Nm, proporcionando um binário saudável e uma potência suave. Com baixo consumo de combustível e intervalos de manutenção a cada 15.000 km, é muito utilizável para uma moto Adventure. A KTM 890 de 2023 vem com uma série de actualizações do design e da electrónica.

Foi também acrescentada uma nova protecção do motor em alumínio para melhorar a protecção do motor e do depósito de combustível contra impactos.

DESIGN REAPURADO

O modelo de 2023 apresenta um frontal completamente retrabalhado, há uma diferente ligação (mais fechada) entre a máscara do farol e o depósito de combustível, com novas peças de carenagem. Além disso, a estrutura por baixo da carenagem é concebida utilizando dois elementos de alumínio forjado que proporcionam a máxima rigidez e apoio à máscara frontal, ao pára-brisas e à torre do painel de instrumentos. Isto permite montar instrumentos GPS maiores ou mais pesados, utilizando o suporte original dos acessórios KTM PowerParts.

Um guarda-lamas baixo na roda da frente também proporciona uma aerodinâmica melhorada e mantém a lama e o spray de água a um mínimo quando se viaja em condições meteorológicas adversas. Como todas as motos KTM orientadas para fora de estrada, a ciclística é coberta por plásticos coloridos, moldados por injecção, fazendo uso de grafismos no molde sempre que possível. Isto assegura níveis de resistência inigualáveis, sendo os gráficos mais resistentes aos riscos e mantendo as suas cores vivas.

O assento de dois níveis de altura retrabalhado e ajustável, proporciona um maior conforto tanto para o condutor como para o passageiro, graças a uma nova estrutura de espuma. Oferecendo duas alturas de assento padrão, a configuração baixa de 840 mm assegurará uma base suficiente para os pilotos mais curtos ou menos experientes. Colocado na posição alta de 860 mm, esta serve os mais altos e garante um ângulo de joelho reduzido.

O assento em si é também propositadamente estreito na frente para uma óptima folga do joelho e proporciona fácil acesso ao solo, com o material de cobertura do assento a garantir elevados níveis de aderência e facilidade de movimento. Para o aseento está disponível um kit de rebaixamento adicional, baixando a altura do assento em mais 25 mm em relação à altura normal do assento.

Aerodinamicamente optimizado, o pára-brisas da KTM 890 Adventure de 2023 foi desenvolvido especificamente para melhorar a protecção contra o vento. O seu novo ângulo mais inclinado foi inspirados pela KTM 450 RALLY Réplica do Dakar.

NOVAS REGULAÇÕES DE AMORTECIMENTO

A suspensões dianteira APEX de 43 mm WP remodelada, oferece agora ajustes de ressalto e compressão acessíveis a partir do topo da forquilha. O mono-amortecedor APEX, desenhado e encaixado na moto para minimizar a altura da traseira, oferece novos ajustes orientados tanto para o conforto como para as exigências dos trilhos de aventura.

A nova unidade ABS de 9,3mp baseia-se em dados de sensores 6D para permitir uma potência de travagem total numa variedade de cenários. O ABS melhorado está mais estreitamente sincronizado com os modos de condução, pelo que o ABS OFFROAD (que maximiza o controlo da travagem, desengatando-o na roda traseira e reduzindo-o na dianteira) é automaticamente activado nos modos OFFROAD ou RALLY.

A KTM 890 Adventure pode alternar entre os modos de condução STREET, OFFROAD, RAIN e um modo opcional RALLY. Um inovador cenário DEMO dá ao utilizador a oportunidade de experimentar toda a gama de sistemas de assistência para os primeiros 1500 km antes de decidir se os deve adquirir e mantê-los permanentemente na moto. As rodas são de 21 polegadas á frente e 18 polegadas atrás para um melhor desempenho offroad. Um monitor opcional de pressão de pneus (TPMS) está disponível para mostrar a pressão dos pneus no painel de instrumentos.

NOVO PAINEL TFT

Embora a maioria dos melhoramentos na eletrónica se relacionem com o software relacionado com a melhoria do desempenho de condução, um novo painel de instrumentos TFT também foi adoptado, com um novo ecrã de 5″ de última geração com funcionalidade melhorada. No menu, cada função é ilustrada por um infográfico da moto para mostrar directamente ao utilizador o campo de ajuste relevante. A estrutura do menu também dá aos condutores um acesso mais rápido e menos complicado a diferentes modos de condução e ajustes. A unidade TFT apresenta um visor de vidro mineral ligado opticamente que assegura uma óptima resistência a riscos e encandeamentos, enquanto o design dinâmico do visor dia/noite é ainda mais evoluído, com a intensidade da retroiluminação também se adaptando automaticamente às variações da luz ambiente.

O utilizador tem a opção de alternar entre um ecrã principal por defeito e um ecrã principal de Rally. Se o Modo Rally for adquirido, o piloto tem uma interface de alto contraste e mínimo que é ideal para utilização em locais e condições extremas; o escorregamento pode ser ajustado em tempo real usando os botões CC.

Principais características

  • Carroçaria e carenagem retrabalhadas
  • Novo écran para uma melhor protecção contra o vento
  • Maior conforto do assento
  • Novo protector do motor
  • Painel TFT de 5″ actualizado com 12 ligações USB
  • Novo interruptor de guiador com aviso de perigo intergradado
  • Forquilha dianteira actualizada, com ajustes de ressalto e compressão e novos ajustes de suspensão
  • Cilindrada: 889 cc
  • Potência de 77kW/8000 rpm
  • Binário de 100 Nm/6500 rpm
  • Caixa de ar retrabalhada.

Ofertas de assentos KTM PowerParts

  • Standard KTM 890 ADVENTURE: 860 mm ou 840 mm
  • Assento ergo aquecido: 850 mm ou 830 mm
  • Altura do assento único RALLY: 865 mm
  • RALLY assento único baixo: 825 mm
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments