Mobilidade – Vantagens do uso da scooter em cidade

By on 4 Agosto, 2020

AS SCOOTERS SÃO O VEÍCULO PERFEITO PARA SE MOVIMENTAR PELA CIDADE, SÃO LEVES E ÁGEIS, CONSOMEM POUCO, SÃO PRÁTICAS E TAMBÉM CONFORTÁVEIS. AS SUAS VANTAGENS SÃO MUITAS, SOBRETUDO PARA SE ‘SAFAR’ NO TRÂNSITO URBANO.

Vamos imaginar que passa o seu dia a dia durante a semana em cidade. Todos os dias se tornaram repetitivos: o ‘vai e vem’ de casa para o escritório, voltas e mais voltas para estacionar (e uma coleção de multas que se vão avolumando!), um tempo apertado para o almoço que mal lhe deixa fazer a digestão e, invariavelmente, um regresso a casa tormentoso e demorado, de tal forma que quando chega a casa já a família toda está sentada na mesa de jantar à sua espera.

“És sempre o mesmo atrasadinho”, vocifera a esposa, desesperada e a ver a comida a arrefecer!!  

Acabe com isto de vez. A solução está numa scooter, que é também uma das melhores soluções para cumprir o distanciamento social na maior das calmas.

Dentro dos tipos de motos que existem no mercado, está comprovado que as scooters são projetadas para tornar a nossa vida mais fácil, mais confortável e desafogada. Vai pensar nisso, ou continuar a tomar os comprimidos para lhe aliviar o stress?

Vamos então às 11 principais vantagens para o uso de uma scooter em cidade:

1 – CONFORTO

A posição de condução numa scooter é confortável e relaxada, como se estivéssemos sentados no sofá de casa, sem forçar a posição das costas, braços ou pernas. Além disso, se conduzirmos com o passageiro a maioria das scooters também cuida bem da nossa companhia, com espaço e apoios de mão para aumentar o seu conforto.

 2 – LIMPEZA

As scooter são limpas e, portanto, mantêm-nos limpos. Não há correntes para lubrificar ou nos manchar. Além disso, os nossos pés estão bem protegidos da sujidade do transito ou da água. Toda a frente da scooter nos protege as pernas e pés para que o efeito das condições climáticas seja reduzido.

3 – MANUTENÇÃO REDUZIDA

A manutenção das scooters é simples e muito básica. Não precisa de lubrificar a corrente como nas motos, o seu sistema de transmissão é fechado e a sua correia trapezoidal não exige manutenção, só precisará de ser substituída quando chegar a hora. Só precisa de se preocupar em seguir as recomendações do fabricante sobre mudanças no óleo, travões e elementos de acionamento. A sua principal e quase única preocupação será encher o depósito de gasolina, e mesmo assim, apenas de vez em quando, uma a duas vezes por semana, dependente do trajeto que percorre.

4 – LEVES E ÁGEIS

Exceto no caso das maxi-scooters de maior cilindrada, a maioria das scooters são veículos fáceis de mover, tanto parado como em movimento, e que não requerem esforço de nossa parte. Além disso, o seu bom raio de viragem permite que se movam com agilidade, mesmo quando o trânsito fica complicado e os espaços se estreitam.

5 – RÁPIDAS E EFICAZES

Esqueça a constante troca de marchas para passar de um semáforo para outro. Os drives automáticos funcionam muito bem e isso faz-nos ganhar tempo e conforto na nossa condução. Sem dúvida, uma scooter é a melhor ferramenta para facilitar o seu dia a dia.

6 – GRANDE CAPACIDADE DE CARGA

Um pouco mais e menos, mas se você precisa levar de casa muita coisa, ou mesmo ir fazer algumas compras obrigatórias ao supermercado, as scooters simplificam-lhe a vida.

Sob o assento temos muito espaço onde podemos transportar e armazenar coisas diferentes, desde um capacete ou dois, até ao cadeado antirroubo, bolsas ou pastas dependendo do modelo. Além disso, na maioria das vezes pode sempre aproveitar a plataforma dos pés, ou montar uma Top case. Se o seu dia-a-dia inclui, por exemplo, uma ida ao ginásio, e não gosta de andar com o capacete a toda a hora na mão, a scooter é o veículo ideal para si.

7 – FÁCEIS DE ESTACIONAR

Não é sequer comparável, ter que estacionar um carro no centro da cidade ou ter que que aparcar uma scooter. A scooter encaixa-se em qualquer lugar, há áreas de estacionamento reservadas para elas, e de acordo com as normas da sua zona, pode eventualmente estacionar em algumas calçadas.

Além disso, quase sempre pode ficar parada à porta do seu destino e, além disso, esse estacionamento é quase sempre gratuito.

8 – SÃO PARA MUITOS PÚBLICOS

A maioria das scooters são mais acessíveis do que outros tipos de motociclos. São leves, têm uma altura de assento ao alcance de quase todas as estaturas (exceto uma outra de rodas altas), o que é uma enorme vantagem para os recém-chegados ao mundo das duas rodas.

O centro de gravidade é baixo, a direção leve, e por isso também são fáceis de manusear. Além disso, com algumas exceções, as scooters urbanas têm um preço bastante apetecível. Outro fator importante, é que elas são o veículo preferido de muitos condutores que têm a carta de carro com mais de três anos de experiência, e que optam por uma scooter de 125cc.

9 – SÃO AMIGAS DO AMBIENTE

Em cidades com níveis muitos altos de poluição as scooters são uma pequena ajuda ao meio ambiente. Geralmente os seus motores são pequenos e, portanto, as suas emissões de CO2 são reduzidas, muito mais respeitosas do que propulsores de alta cilindrada.

10 – SÃO PERFEITAS PARA QUALQUER ESTAÇÃO DO ANO

Quando o inverno chega e as temperaturas caem, muitos preferem deixar a moto armazenada na garagem, mas uma scooter continua a oferecer soluções de mobilidade, mesmo quando o frio aperta mais. O seu escudo protetor tira grande parte do clima inclemente, o écran de proteção liberta-nos do vento e da água, e há mesmo quem não dispense o uso de um cobertor térmico como se vê com frequência nas ruas de Paris. É um elemento tão eficaz contra o frio que depois já não passa sem ele.

11 – TÊM BAIXOS CONSUMOS

As scooters consomem pouco combustível e isso é algo que o nosso bolso vai apreciar. Os seus pequenos motores não precisam de muita gasolina para oferecer desempenho mais do que suficiente para se locomover pela cidade, e as mais recentes tecnologias estão a torna-las ainda mais contidas no consumo.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments