Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Motowatt W1X 2WD: Elétrica com tração integral

By on 16 Fevereiro, 2024

Graças aos dois motores posicionados, um na roda traseira e outro na dianteira, a moto francesa W1X tem tração integral, e é em todos os aspectos uma 2WD.

A marca Motowatt foi criada em 2020 por iniciativa dos irmãos Henri e Olivier Rabatel que tinham a ambição de criar uma gama de veículos para facilitar as viagens diárias neutras em carbono, para inovar e oferecer veículos ligeiros adaptados à mobilidade urbana.

Rapidamente, uma equipa de seis especialistas foi formada em torno de um escritório de design localizado em Dardilly, muito perto de Lyon. Além disso, a utilização da indústria francesa foi um dos importantes eixos de desenvolvimento, também com a sua unidade de produção localizada em Cambes, perto de Figeac. No ano passado, a Motowatt aderiu ao sistema França 2030 criado pelo governo para apoiar intervenientes inovadores na região que contribuem para a inovação.

Tração integral

A ideia de uma moto com tração nas duas rodas não é inteiramente nova. É claro que leva muito tempo desde a ideia até à prática na estrada e, neste momento, as possibilidades de um cliente levar para casa uma moto 2WD são bastante limitadas . Na verdade, com motores a gasolina posicionados no meio do quadro, transferir o movimento para a roda dianteira é sempre bastante complicado. Com motores elétricos muito mais compactos, a questão é completamente diferente.

Exemplo disso é a W1X da francesa Motowatt , marca francesa produtora de veículos recreativos elétricos, que oferece a esta moto soluções inovadoras e lança pela primeira vez uma verdadeira moto elétrica.

Dois motores elétricos

A peculiaridade está no facto da moto ser acionada por dois motores , não apenas um, e um ficar posicionado na roda traseira e outro na dianteira.

É um sistema que lembra vagamente o da Bimota Tesi, mas os dois veículos certamente não fazem parte da mesma categoria, tanto pela abordagem desportiva da moto italian que contrasta com o aspecto retro da moto ligeira francesa, como pelo desempenho : somando a potência dos dois motores o Motowatt W1X atinge 25 kW , o equivalente a 34 CV, e não é improvável que desça para 11 kW (15 CV) para ficar dentro dos limites que permitem conduzir com carta A1.

Reservas abertas

Os franceses da Motowatt estão a levar a sério esta nova moto elétrica com tração às duas rodas, porque as reservas começarão em março próximo e as entregas dos primeiros exemplares estão previstas para janeiro de 2025. É prometida uma autonomia de até 130 km com uma única carga e para carregar a bateria de 20% a 80% são necessárias 5,5 horas.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments