Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Verge TS Ultra: Guiada por Inteligência Artificial

By on 11 Janeiro, 2024

A nova versão da Verge TS Ultra destaca-se pelo sofisticado pacote computacional com funções de inteligência artificial que visam melhorar a segurança. Tem 6 câmeras, 2 radares e anuncia 204 CV!

A computação está cada vez mais no centro dos veículos, incluindo os de duas rodas. Um bom exemplo disso mesmo é o novo software e plataforma inteligente da Verge, marca finlandesa de motos elétricas que revelou um novo pacote de software denominado Starmatter .

Uma parte é o hardware com GPS e as quase inevitáveis ​​atualizações Over-the-air. A moto apresenta uma nova interface homem-máquina e recursos de inteligência artificial (IA). Os responsáveis ​​da marca finlandesa garantem que a IA permite que a moto se adapte à forma de condução de cada utilizador.

A empresa também enfatiza a segurança, algo que se reflete no seu avançado controlo de tração e ABS, juntamente com o baixo centro de gravidade da Verge TS Ultra. A combinação de software, câmeras e radares pode formar uma rede de segurança eficaz, algo que já está a ser utilizado no mundo automóvel.

O objetivo final é que a moto reconheça o que está a acontecer ao seu redor, para alertar o condutor sobre qualquer perigo potencial. Um exemplo são os avisos quando outro veículo está no nosso ponto cego , mas isso é apenas o começo.

Os criadores da Verge TS Ultra estão orgulhosos da última atualização do seu modelo porque, segundo eles, deram-lhe a capacidade de ver. O sistema chama-se Starmatter Vision e, graças a seis câmeras , é capaz de ter uma visão de 360 ​​graus. Ao qual devemos acrescentar dois radares de alta resolução (dianteiro e traseiro) que permitem reconhecer veículos e outros obstáculos.

No centro do falso depósito, a Verge TS Ultra possui uma tela de toque TFT colorida , colocada verticalmente como nos Teslas. À qual se acrescenta outra tela TFT mais convencional no guiador, sendo esta última a utilizada pelo condutor quando a moto está em movimento.

Ao mudar de faixa, as imagens captadas pela câmera desse lado da moto são exibidas automaticamente na tela do guiador. Quanto ao radar, este é capaz de reconhecer um veículo a 250 metros de distância.

Por último, resta dizer que o fabricante da TS Ultra declara uma potência de 150 kW ( 204 CV), binário de 1200 Nm (!) , e velocidade máxima de 200 km/h. Utilizando um carregador rápido, a bateria de 20,2 kWh carrega em apenas 25 minutos para oferecer uma autonomia de/até 375 km segundo dados oficiais.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments