Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Zontes 501G 2024: Ataque à rainha X-ADV

By on 15 Dezembro, 2023

Entre a cascata de novos produtos na EICMA em Milão, em novembro, muitos passaram despercebidos. Entre eles, uma scooter ao estilo da Honda X-ADV, mas proveniente da China. Trata-se da Zontes 501G, e é provável que em breve chegue ao mercado.

A inspiração para esta scooter é mais do que óbvia, considerando que a Honda foi a precursora do conceito de scooter todo-o-terreno. As linhas são semelhantes, o equipamento é apelativo e vem com três outras irmãs.

A Honda X-ADV é uma das scooters que conquistou o mercado europeu. Os seus números de vendas são significativos; o público foi cativado pelo conceito de uma scooter com um toque de trail. Outras marcas seguiram-lhe o exemplo (Peugeot XP400), e a marca chinesa Zontes vem a seguir.

Trata-se de uma categoria inexplorada pela Zontes. A abordagem é simples: um motor monocilíndrico (ao contrário de outras marcas com motores bicilíndricos) de 491 cc com uma potência respeitável de 47 cv e um binário máximo de 53 Nm para desenvolver uma gama completa de scooters, a gama 501 que é compatível com a A2.

Entre elas, a 501E (uma evolução da 350E, uma maxiscooter GT); a 501H (versão desportiva); a 501K (uma imagem mais touring com formas arredondadas) e a joia da coroa, a 501G, uma ADV.

O seu estilo é eminentemente “adventure”. Afasta-se da dinâmica de design das restantes marcas, conferindo-lhe um carácter “offroad”, e conta mesmo com uma grelha metálica na frente sob a forma de proteção, ou protecções de mão ao estilo trail. As jantes de raios cruzados com pneus tubeless de 17 e 15 polegadas reforçam a ideia.

A ciclística também parece estar bem preparada. Conta com forquilhas invertidas, amortecedores independentes e reguláveis, um enorme depósito de combustível de 17 litros e uma velocidade máxima de 175 quilómetros por hora.

Dado o sucesso da Honda X-ADV, parece mais do que óbvio que esta scooter terá um lugar muito bom na Europa. A sua chegada não se explica apenas pela apresentação em Milão, mas também pelo facto de estar limitada à licença A2, uma estratégia de vendas futura. E se for proposta a um bom preço, será a gota de água no segmento.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments