Miguel Oliveira terminou a corrida sprint do Grande Prémio do Qatar na 13.ª posição, poucas horas depois de se ter qualificado em 14.º, falhando a passagem à Q2.
O dia de hoje revestia-se de especial importância, depois de ontem ter havido duas sessões de treinos livres, com o treino que definia os apurados para a Q2 empurrado para hoje. Nesse treino, Miguel Oliveira terminou no 12.º lugar, tendo passado mesmo para a liderança quando faltavam 20 minutos para o fim. Contudo, o luso não fez o suficiente na volta final para se manter no top-10, ficando a menos de um décimo de Brad Binder, que terminou na décima posição, à frente da outra Trackhouse de Raúl Fernández. O português fez a sua melhor volta em 1:51.578 minutos, a 470 milésimos de Álex Márquez.
Na Q1, as Trackhouse tinham expetativas de passar à Q2, mas apenas Raúl Fernández o conseguiu fazer. O espanhol liderava após as primeiras voltas, com Oliveira em terceiro, atrás de Marco Bezzecchi. O português melhorou na segunda volta, mas Johann Zarco veio no seu cone de aspiração e passou para a frente dele, ambos atrás de Jack Miller, que acompanhou Fernández rumo à Q2. Oliveira foi quarto classificado na Q1, com 1:51.565 minutos, terminando a 129 milésimos do colega de equipa.
Na corrida sprint, partindo do 14.º lugar, o Falcão perdeu dois lugares no arranque, descendo a 16.º, ultrapassando Joan Mir e beneficiando da queda de Fabio Di Giannantonio para voltar ao 14.º posto. O luso ainda esteve em luta por posição com Raúl Fernández, que arrancou pior do que ele, com Oliveira a terminar à frente do espanhol, antes de subir mais uma posição, ganha a Johann Zarco.
Foto Red Bull Content Pool