O fabricante chinês de motas Benda apresentou imagens de uma patente que revela uma nova scooter que deverá estrear-se em meados de 2025 nos mercados asiáticos. O modelo suscita grande curiosidade porque, olhando para as primeiras imagens, parece ser mais do que uma simples scooter de inspiração vintage.
A principal particularidade da Benda BD300-10T reside na disposição do motor, que está montado verticalmente no quadro, uma arquitetura que faz lembrar as motos e não as scooters, onde o motor está geralmente posicionado horizontalmente. Embora esta configuração dê uma aparência mais semelhante à de uma mota, também altera a distribuição do peso e as caraterísticas estruturais. De facto, o motor não parece estar ligado ao braço oscilante, como acontece normalmente nas scooters, e a transmissão da tração à roda traseira é feita por uma correia.
Para além do motor, o sistema de escape e a cabeça do cilindro também estão colocados numa posição pouco convencional, sobressaindo da carenagem perto das pernas do condutor: o calor irradiado poderia tornar a condução desconfortável.
Outro aspeto que pode impedir a funcionalidade é a falta de espaço por baixo do assento, precisamente devido à configuração vertical do motor.
O novo modelo da Benda chama-se BD300-10T e, de acordo com as informações que surgiram, deverá estar equipado com um motor de dois cilindros de 300 cc. Apesar da presença de aletas de refrigeração, as imagens mostram um radiador, o que pressupõe refrigeração líquida.