Após uma manhã com a pista a mostrar-se molhada, os pilotos do mundial WSBK aproveitaram a tarde solarenga para cumprir o primeiro dia de testes agendados para o Autódromo Internacional do Algarve.
No final de uma jornada de intenso trabalho seis construtores colocaram motos suas nos dez primeiros e os quatro mais rápidos ficaram separados por menos de uma décima de segundo e aos comandos de motos de quatro construtores, o que deixa antever um arranque de época bastante animado.
Com o traçado a mostrar-se seco e o vento a baixar de intensidade as condições foram quase perfeitas num pelotão onde se notou igualmente a presença dos pilotos de teste de diversas marcas – Honda e BMW em especial – o mesmo se passando com equipas que irão alinhar no mundial de Endurance na defesa de cores que estão igualmente nas SBK.
Como era esperado, só perto do final se assistiu a um ataque decidido aos melhores tempos por volta dos 4592 metros do traçado junto a Portimão e os derradeiros trinta minutos foram mesmo de cortar a respiração com a sucessão de melhores voltas a ser uma constante. No fecho de pista foi Toprak Razgatlioglu, o campeão em título, quem assinou a melhor volta em 1m40.650s, um registo que ficou a apenas uma décima de segundo da melhor volta conseguida por Álvaro Bautista na ‘Montanha Russa’ em Agosto passado. O turco ainda a recuperar de um dedo fracturado na mão direita – por isso utilizou uma luva distinta e adaptada – deixou o italiano Axel Bassani a apenas 29 milésimas de segundo, este aos comandos da regressada Bimota que se mostra rápida neste arranque de ano. Nicolò Bulega foi o terceiro mais veloz a 98 milésimas de Toprak e a fechar o lote dos ‘quatro fantásticos’ terminou Remy Gardner a apenas 99 milésimas do melhor tempo.
Diferenças mínimas entre os primeiros que revelam bem o nível competitivo da classe 2025 do mundial Superbike, campeonato que passará pelo Autódromo Internacional do Algarve no final do mês de Março para cumprir a sua segunda ronda do calendário da temporada, prova para a qual os bilhetes estão à venda no site oficial do Autódromo Internacional do Algarve em www.autodromodoalgarve.com
Tempos 1º Dia
1º Toprak Razgatlioglu – BMW com 1m40.650s
2º Axel Bassani – Bimota a 0.029s
3º Nicolò Bulega – Ducati a 0.098s
4º Remy Gardner – Yamaha a 0.099s
5º Jonathan Rea – Yamaha a 0.450s
6º Gareth Gerloff – Kawasaki a 0.514s
7º Xavi Vierge – Honda a 0.645s
8º Danilo Petrucci – Ducati a 0.719s
9º Sam Lowes – Ducati a 0.930s
10º Michael VD Mark – BMW a 1.082s