Foram várias as equipas que estiveram em evidencia na 18ª e derradeira prova do Mundial de MotoGP nas diversas categorias. Lembramos aqui alguns factos…
Petronas SRT Yamaha. Valentino Rossi. Terminou a corrida de despedida do MotoGP com o tão esperado lugar nos 10 primeiros. No 432º e último Grande Prémio do nove vezes campeão mundial, o sol brilhou sobre o lotado Circuito Ricardo Tormo, com Francesca a segurar o guarda-chuva do seu “Vale” e os fãs a aquecerem a atmosfera com ondas de Ola Ola. Esta foi também a derradeira prova da equipa malaia SRT Yamaha, antes da nova equipa que se estreia em 2022.
![](https://images.motosport.com.pt/2021/11/peco-bagnaia-1.jpg)
Ducati Lenovo Team. Francesco “Pecco” Bagnaia venceu a corrida e como todos os ex-alunos da Academia VR46 colocou um capacete especial em homenagem ao mentor Valentino Rossi. Acresce a isto que a formação oficial venceu o mundial por equipas.
![](https://images.motosport.com.pt/2021/11/rookie-do-ano-motogp-2021.jpg)
Pramac Racing. A equipa italiana esteve em grande no GP de Valência. Com o seu segundo lugar Jorge Martin foi o Rookie do Ano, contribuindo com Johann Zarco para o título de Melhor Equipa Independente.
![](https://images.motosport.com.pt/2021/09/93-marc-marquez-dsc5677gallery-full-top-fullscreen-1024x683.jpg)
Repsol Honda. Pela primeira vez desde o Dutch TT de Assen em 1992 que não havia nenhum piloto da Repsol Honda em pista. Isto porque Marc Márquez ainda sofre com as consequências do acidente fora de estrada e Pol Espargaró sentiu-se incapaz de disputar a final do Campeonato do Mundo após a queda no TL3. Em 1992, Mick Doohan esteve ausente de Assen devido a uma lesão na perna, e o seu companheiro de equipe na Rothmans Honda Wayne Gardner (pai de Remy) também estava fora de ação após um acidente nos treinos em Assen.
![](https://images.motosport.com.pt/2021/11/remy-gardner-moto2-2021-valencia-1024x684.jpg)
Red Bull KTM Ajo. Remy Gardner ganhou o Campeonato do Mundo de Moto2 pela Red Bull KTM Ajo depois de terminar na 10ª posição em Valência e depois da sua vitória no GP do Algarve. O companheiro de equipa Raul Fernandez reclamou a última vitória no Ricardo Tormo e foi vice-campeão mundial da categoria, contribuindo com as suas vitórias para o título de equipas atribuido ao team gerido pelo finlandês Aki Ajo.
![](https://images.motosport.com.pt/2021/11/xavier-artigas-gp-4978gallery-full-top-lg-1024x683.jpg)
Leopard Honda. Xavier Artigas conseguiu a sua primeira vitória de 2021 na prova de Valência, recompensando com uma espécie de vingança a derrota no campeonato do companheiro de equipa Dennis Foggia.