Enea Bastianini (Gresini Racing MotoGP) venceu o GP de França, a sétima prova do calendário de 2022 do MotoGP. O piloto da Gresini conquistou a sua terceira vitória do ano, depois de ultrapassar Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), que esteve grande parte da corrida na liderança do pelotão. No entanto, depois de ter sido ultrapassado por Bastianini a sete voltas do fim da prova francesa, o piloto da Ducati caiu e teve de desistir. Um rude golpe para o italiano.
Com a desistência de “Pecco” Bagnaia, Jack Miller (Ducati Lenovo Team) assumiu o segundo lugar, mas já com uma grande diferença para o líder, sendo impossível pressionar Bastianini nas últimas voltas. Aleix Espargaró (Aprilia Racing) fechou as posições de pódio, tendo aguentado a pressão do campeão do mundo de 2021, Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) durante várias voltas.
Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing) recuperou várias posições durante a corrida, mas quando estava entre os dez primeiros classificados e a duas voltas do fim, caiu e perdeu uma boa oportunidade para poder pontuar num fim de semana difícil para a KTM.
(MAIS INFORMAÇÃO ASSIM QUE POSSÍVEL)