Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) conquistou a vitória na corrida do GP de Itália em MotoGP, depois de recuperar várias posições nas primeira metade da prova. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) tentou pressionar o adversário italiano da Ducati nas voltas finais, mas teve de se contentar com o segundo lugar da classificação e defendo a liderança do campeonato.
Aleix Espargaró (Aprilia Racing) teve uma corrida de paciência, para arrecadar mais um pódio, o quarto consecutivo do piloto da Aprilia e não perdeu muitos pontos para Quartararo no campeonato, mantendo-se na luta pelo t´título.
Johann Zarco (Pramac Racing) conquistou o quarto posto e Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing Team), que arrancou da primeira fila da grelha de partida, fechou os cinco primeiros.
Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing) terminou no nono posto, terminando a corrida na discussão pelo oitavo lugar com Takaaki Nakagami (LCR Honda).
Pela primeira vez desde 2016, a primeira fila da grelha de partida do MotoGP foi composta por pilotos italianos e com a curiosidade de dois rookies na primeira e segunda posições. Fabio Di Giannantonio (Gresini Racing MotoGP) conquistou a pole position, seguido de Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing Team) e Luca Marini (Mooney VR46 Racing Team).
Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) foi o melhor piloto ‘não-Ducati’ na grelha, no sexto posto.
(MAIS INFORMAÇÃO ASSIM QUE POSSÍVEL)