A viseira é um elemento localizado na parte frontal num capacete e tem dupla função. Por um lado, deve proteger uma boa parte da face do utilizador e, por outro, deve permitir que este veja claramente através dela.
Importância da viseira do capacete

O tamanho da viseira e a área que ela cobre podem variar dependendo se o capacete é integral , modular ou jet (aberto), mas é um componente que deve ser devidamente certificado. Por isso, além de proteger do ar, do frio, da chuva, de insetos, etc., deve ser capaz de suportar impactos ou pancadas de objetos que possam ser arremessados por outros veículos ou que possam ocorrer numa queda. Dessa forma, a viseira é uma elemento de segurança muito importante, pois disso depende a proteção de boa parte da face do motociclista. Em capacetes integrais ou modulares, é responsável por proteger a área dos olhos e do nariz. Nos capacetes abertos do tipo jet, a proteção estende-se até a área da boca e do queixo.
A viseira tem um design de curvas suaves que facilita a penetração aerodinâmica e adapta-se ao formato do capacete. Em ambos os lados possui mecanismos que permitem que seja aberta ou fechada por meio de inclinação, adaptando-se assim às necessidades de cada momento. Durante a condução, a viseira deve ser fechada ou ligeiramente aberta para evitar embaciamento em dias frios ou chuvosos, ou para arrefecer o interior do capacete em dias quentes. É verdade que estando meio aberta o ruído da passagem do ar é maior, por isso, em altas velocidades, é muito mais confortável deixá-lo totalmente fechado e assim evitar turbulências que podem incomodar os ouvidos e os olhos.
Como escolher a viseira certa?
Embora existam opções de “marca branca”, é sempre aconselhável usar viseiras da mesma marca do capacete, embora nalguns casos os seus preços possam ser mais elevados. É de vital importância que uma viseira, além de segura e durável, permita uma visão clara e sem problemas, por isso, quanto maior for sua qualidade, melhor! Além disso, cada capacete tem o seu próprio formato e usa uma viseira com um design correspondente, por isso é muito difícil que uma viseira seja instalada num capacete de outra marca. Outra coisa é a utilização entre diferentes modelos da mesma marca, que podem ser compatíveis entre si, sem problemas.
Tipos de viseiras disponíveis
As viseiras são um componente essencial para garantir a segurança e o conforto do motociclista. Projetadas para proteger contra vento, insetos, poeira e outros elementos externos, também desempenham funções específicas dependendo das suas características, como melhorar a visibilidade ou reduzir o encandeamento. Escolher a viseira certa é essencial para se adaptar às condições de condução e maximizar a experiência na estrada.
Viseiras transparentes

Embora no passado existissem viseiras feitas de outros materiais, hoje em dia quase todas são fabricadas em policarbonato com espessura que varia entre 2 a 3 mm. Os regulamentos europeus exigem que todos os capacetes sejam vendidos com uma viseira totalmente transparente.
Viseiras fumadas ou escuras

Além disto, também pode adquirir viseiras fumadas ou “escuras” , que oferecem mais proteção contra os raios solares. Da mesma forma, estes devem ter a aprovação correspondente e o seu uso só é permitido durante o dia. Uma opção para instalar uma viseira escura e evitar multas à noite é usar óculos escuros por dentro do capacete e removê-los quando a luz diminuir.
Viseiras coloridas

Algumas marcas de capacetes também oferecem viseiras coloridas, “espelhadas” ou “de irídio”. Podem parecer muito agradáveis esteticamente e fornecer proteção adequada em condições de luz forte, mas não passam nos testes de visibilidade durante o processo de homologação, então a sua utilização é restrita a circuitos fechados.
Exibições progressivas adaptáveis

Outra solução muito recomendada, embora poucos fabricantes a ofereçam devido ao seu alto custo, são as VISEIRAS fotocromáticas . Estas oferecem até 99% de proteção UV e contam com a tecnologia Transitions, que escurece ou clareia automaticamente dependendo do nível da luz solar.
Há algum complemento que as torne mais eficazes?

Existem algumas soluções que combinam com as viseiras e as tornam mais eficazes. Por um lado, existe o chamado Pinlock, uma folha feita de um material plástico que impede a formação de humidade (embaciamento) e é fixada na parte interna da viseira. O efeito é semelhante ao de uma janela de vidro duplo, que permite que a diferença de temperatura entre o exterior e o interior seja maior. Cada viseira deve ser acompanhada por um Pinlock específico que se adapte ao seu tamanho e formato e deve incluir pequenos pinos nas laterais para a sua correta instalação.
Outro sistema de complemento é uma segunda viseira escura e ajustável instalada internamente, que pode ser aberta ou recolhida por meio da ação de um mecanismo externo. Dessa forma, pode ser aberta quando há muita luz durante o dia ou recolhida para melhorar a visibilidade à noite.
Que cuidados requer uma viseira?

A manutenção necessária para uma viseira é semelhante à dos óculos de proteção. Embora sejam resistentes e geralmente tenham tratamento anti-riscos, deve evitar esfregá-las ou bater para que não se deteriorem prematuramente e, ao segurar o capacete com as mãos, não deve colocar os dedos na viseira.
É normal que as viseiras fiquem sujas com insetos, pó, lama, etc.. Nestes casos não devem ser lavadas a seco . Existem espumas ou panos específicos que cumprem muito bem sua função, mas se não as tiver, as impurezas devem ser limpas com água e esfregadas levemente com as pontas dos dedos. Após isso, é aconselhável finalizar a operação e secar as gotas de água com papel celulose ou um pano macio. Se a viseira tiver uma película Pinlock instalada internamente, é preciso ter muito cuidado, pois o material é mais macio e risca com mais facilidade.

De vez em quando, é aconselhável retirar a viseira do capacete e limpá-la mais profundamente com sabão neutro e bastante água morna. Depois de seco e antes de voltar a montar, é aconselhável aplicar algumas gotas de lubrificante específico nos mecanismos laterais onde corre a viseira. Esse lubrificante geralmente vem com o capacete no momento da compra e está incluído no preço. Caso contrário, pode ser adquirido separadamente. Se a viseira estiver riscada e impedir que se veja corretamente, será necessário substituí-la por uma nova.