Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Duas novidades no ano do centenário da Beta

By on 18 Outubro, 2023

Na comemoração do seu centenário, a conhecida empresa com sede em Brianza, Itália, revela duas notáveis inovações: uma chave dinamométrica de última geração e a elegante linha de mobiliário de oficina, RSC50. Um marco imperdível para os entusiastas de oficinas e mecânica.

Se pensa que uma chave inglesa é apenas uma ferramenta comum, é melhor evitar expressar essa opinião na presença de Roberto Ciceri, presidente e CEO do Grupo Beta, sediado em Brianza, uma pequena localidade próxima do circuito de Monza. Este visionário comanda uma empresa que neste ano celebra o seu centenário, que investe no Campeonato do Mundo de MotoGP e é líder indiscutível no setor de ferramentas e equipamentos especializados para mecânicos. O grupo apresenta um impressionante volume de negócios que ultrapassa a marca dos 225 milhões de euros.

Ao longo de 100 anos, nem mesmo esta chave banal permaneceu a mesma, progressivamente refinada e melhorada ano após ano: você pode imaginar o resto, com o desenvolvimento de produtos de vanguarda e cada vez mais avançados. Uma estratégia reforçada pela aquisição da Helvi SpA, um dos nomes líderes no setor de artigos profissionais de soldadura metálica.

O Departamento Técnico e de I&D é um dos centros mais importantes, um ponto de referência para todas as empresas do Grupo. Trabalha em sinergia com o Laboratório de Qualidade para projetar soluções, produtos e materiais de última geração submetidos a rigorosos procedimentos de análise de controle; paralelamente a Beta está presente no mundo motociclismo, uma espécie de “segundo laboratório” onde os produtos são testados em campo e de forma extremamente exigente.

Duas novas ‘ferramentas’ de trabalho

A primeira novidade às portas do centenário da empresa é a linha de móveis para oficina RSC50. Um ambiente de trabalho que se destaca pelo requinte dos acabamentos e pela atenção aos detalhes, pensado para oferecer versatilidade, eficiência e flexibilidade. Inclui uma superfície de trabalho com 63 cm de profundidade que pode ser utilizada para as tarefas mais exigentes e está concebida para a montagem de um torno; vários módulos porta-ferramentas podem ser colocados nas gavetas. A linha RSC50 oferece combinações predefinidas , mas também é possível projetar o seu posto de trabalho do zero, escolhendo entre os módulos de bancada, as superestruturas e os acessórios de mobiliário. Todas as combinações também podem ser expandidas ou modificadas posteriormente. A personalização vai até à possibilidade de escolher a cor dos puxadores das gavetas e a iluminação que pode ser aplicada por baixo das bancadas e por baixo dos painéis.

A outra novidade é a chave dinamométrica Beta 666 Zero-Reset e representa um avanço em relação ao que vimos até agora. O avanço está no fato de garantir o número de ciclos, a durabilidade e a precisão de aperto exigidas pela regulamentação, sem a necessidade de descarregamento ao final do ciclo de uso. Todos os demais torquímetros devem ser descarregados após o uso para não perder a tolerância de calibração necessária. Aqui você pode prescindir deles e isso exclui possível erro humano, pois o operador não é mais obrigado a se lembrar de realizar a operação de descarga no fim do dia. O resultado foi obtido graças à utilização de materiais de alto desempenho e à aplicação de tratamentos térmicos especiais na mola e nos componentes do sistema de ajuste.  Além disso, a nova ferramenta possui uma precisão de aperto de ±3%, superior às indicações da norma UNI, e graças à adição do vernier de ajuste à escala graduada é possível definir frações de aumento até um décimo de um Nm (Newton Metro).

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments