Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Manutenção: Prós e contras da pintura mate

By on 1 Maio, 2023

A pintura fosca ou mate é uma escolha de acabamento bastante popular, embora algumas dificuldades de manutenção tenham causado a queda da procura ao longo do tempo e, consequentemente, da oferta também.

Apesar disso, a escolha de um acabamento mate é sempre uma solução muito atraente, que obviamente não deixa de ter os seus pontos fortes e fracos. Vamos conhecer  os prós e contras de ter uma moto com pintura fosca, abordando as principais características desse tipo de pintura e quais as intervenções de manutenção recomendadas para garantir a sua durabilidade ao longo do tempo.

Vantagens

A pintura mate tem várias vantagens que a tornam uma escolha estética muito atraente para muitos motociclistas. Um acabamento fosco na moto sem dúvida oferece um  visual único e diferenciado , até porque é muito mais fácil ver motos com polimento tradicional do que motos com acabamento fosco na estrada.

Um acabamento fosco reduz o nível de brilho, pois  absorve toda a luz. Se num acabamento brilhante a luz rebate com um efeito de baixa dispersão, num acabamento mate existe uma  forte dispersão  da mesma, permitindo que a  reflexão da luz fique com a máxima uniformidade . E é justamente o reflexo que faz o nosso olhar perceber se uma superfície, no caso a carroceria da moto, é brilhante ou opaca. Quanto mais opaca a superfície, maior a difusão da luz: em suma, a diferença é claramente visível a olho nu.

Na verdade, a tinta fosca é formada por pequenas depressões que dão a impressão de estar diante de uma  superfície lisa, capaz de anular o reflexo. Mesmo ao toque, a tinta opaca oferece uma sensação muito particular, quase  aveludada , graças à ação das  partículas de silicato  presentes envolvidas na criação de microporos .

Finalmente, ainda do ponto de vista estético, os amantes da diferença poderão permitir  personalizações  precisas graças à pintura opaca, criando, por exemplo, efeitos de claro-escuro ou desenhos geométricos. Em suma, o acabamento fosco garante brilho e singularidade à moto, mas não há rosa sem espinhos.

Contras

Ao contrário do acabamento brilhante tradicional, a tinta fosca é muito mais delicada  e, portanto, requer  mais cuidado e manutenção . Na verdade, a pintura opaca é  mais suscetível a arranhões e amassos​​: nem é preciso dizer que precisa deprestar muita atenção na lavagem da moto. Além disso, em caso de problemas com a carroçaria, a peça a ser pintada será muito maior do que uma moto com acabamento brilhante, acarretando um custo final maior.

Quem optar por um acabamento fosco deve estar ciente de que tem opções de design limitadas e menos cores disponíveis, pois devido à absorção de luz, algumas cores se destacam melhor com um acabamento brilhante do que com um fosco (e vice-versa).

Continuando sempre na questão das deficiências, visto que a tinta mate é muito mais rara que a tradicional brilhante, será ainda mais difícil encontrar  profissionais especializados, caso sejam necessárias reparações: mesmo encontrando a cor certa (já que a cor usada é geralmente uma mistura de brilhos claros) para uniformizar toda a tinta que cobre a superfície pode ser um desafio.

Já dissemos que o acabamento fosco oferece maior resistência ao sol (e às intempéries), mas também devemos atentar para o facto de que  esse acabamento não reflete a luz, mas a absorve, e o mesmo vale para o calor. Portanto, em dias muito quentes, é aconselhável proteger a moto do sol.

Entre os principais defeitos da tinta fosca estão, sem dúvida, os  custos , que geralmente são mais elevados do que os acabamentos tradicionais. O alto custo deve-se ao processo de produção mais complexo, à seleção criteriosa de materiais de construção mais caros e à mão de obra especializada na sua aplicação. Entre os contras, não pode faltar  um aspecto relacionado à segurança : uma moto com pintura opaca, de facto, é  menos visível em condições de pouca luz, portanto à noite ou em caso de fenómenos climáticos adversos (neblina, tempestade, granizo, etc.).

Lavagem e limpeza de uma moto com pintura mate

Antes de tudo, é necessário realizar operações de limpeza regularmente, usando um  produto específico  e uma esponja macia, melhor ainda se for um pano de microfibra. Preste atenção na fase de secagem, pois a tinta pode sofrer com o escoamento da água ou do detergente, deixando manchas e estragando o efeito opaco. A aplicação de cera para vernizes mate ou de um verniz protector aumenta a resistência da carroçaria ao sol e aos fenómenos atmosféricos adversos, actuando como um escudo protector.

Se houver danos, é melhor agir imediatamente e repará-los por profissionais. Finalmente, é necessário evitar que a superfície fosca da motocicleta entre em contato com substâncias químicas (combustível, óleo, etc.) que possam alterar sua uniformidade e deixar manchas feias.

Concluindo, quem optar por uma pintura mate para a sua moto terá de ter maior atenção à limpeza e lavagem, evitando detergentes demasiado agressivos e esponjas abrasivas e preferindo produtos específicos e panos de microfibra mais delicados para limpar a carroçaria.

A operação de limpeza de uma moto com tinta mate deve ser feita com delicadeza e precisão. Para limpar uma moto com esse tipo de tinta é necessário ter produtos e detergentes específicos para tintas foscas, que em todo caso não devem ser agressivos e não devem conter aditivos à base de cera, e esponjas delicadas ou panos de microfibra.

O custo das ceras para tintas mate varia entre os 10 e os 200 euros, enquanto o preço dos detergentes começa nos 30 euros e pode mesmo ultrapassar os 160 euros. Ao lavar à mão uma moto com pintura fosca, deve-se tomar o devido cuidado para limpar uniformemente todo o veículo.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments