Ducati 1098 Café Racer GT1100S by Ronaldo Ferreti: Carisma, paixão e raizes cubanas
A ideia de misturar modernidade e classicismo nem sempre sai bem. O que não é o caso desta incrível preparação, obra de Ronaldo Ferreti, onde toda uma Ducati 1098 se transformou numa exótica Cafe Racer após dois anos de muito trabalho e mais de 250 horas de dedicação total.
Vintage , linhas clássicas e, em última análise, tudo o que cheira a retro está na moda. Não só vemos isso implícito na maioria das gamas de motos atuais, mas também em preparações como esta Ducati 1098 Café Racer GT1100S, obra do cubano Ronaldo Ferreti (@enriquecubano) . Nela, o seu criador e proprietário depositou não só os seus conhecimentos e gostos pessoais, mas também as suas raízes cubanas e tudo o que o pai lhe transmitiu ao longo da sua vida, como o amor pelas duas rodas.
Depois de quase uma dezena de motos no seu currículo, Romano queria ter algo muito especial na sua garagem, e é por isso que decidiu criar esta configuração incrível com base numa Ducati 1098 2007. Sobre isso, contou aos seus amigos da Bike Bound: “Eu estava determinado a construir a minha moto, sem oficina, sem ferramentas… Apenas tinha as minhas ideias e saber. Então comprei a minha superbike Ducati 1098 de 2007 em amarelo, aluguei uma garagem comunitária onde poderia usar as suas ferramentas e comecei a minha construção apenas duas semanas depois da comprar.”
O projeto, segundo o seu relato, durou pouco mais de dois anos, nos quais dedicou cerca de 250 horas para dar forma e cor ao seu trabalho mais pessoal. Praticamente todas as partes da 1098 foram reformadas, ou sofreram alguma alteração específica para atingir a imagem da Café Racer que Ferrati buscava desde o início.
Além disso, encontramos detalhes como a inscrição do nome da mãe com tinta de ouro 23 quilates no depósito e na carenagem. Entre as modificações mais importantes Romano destaca o seguinte:
- Motor completamente reconstruído com juntas, rolamentos, vedantes, etc.
- Ciclística totalmente refeita e revista: Amortecimento, travagem, braço oscilante, etc.
- Admissão de alto fluxo e eletrónica modificada pela Ducati NYC
- Manetes de fibra de carbono CRG
- Ferragens especiais na cor dourada ProBolt USA
- Quadro totalmente desmontado e pintado na cor dourada
- Tampa de embraiagem aberta Speedymoto
- Aros de carbono BST Custom com rolamentos de cerâmica
- Subquadro modificado
- Depósito de combustível de uma Ducati Sport Classic GT1000
- Diversos componentes Shift Tech em fibra de carbono
- Iluminação Full-LED, etc.
A lista poderia continuar durante este e outro artigo mas ficamos com o essencial: dar uma volta de 180º ao conceito inicial da Ducati 1098 mantendo a essência do modelo. Uma obra verdadeiramente espantosa, onde o seu criador se recriou na concepção de cada detalhe, de cada modificação de cada momento ao longo do tempo que levou a dar forma ao que chama de “um sonho” . Uma moto verdadeiramente exclusiva, mas acima de tudo pessoal e diferente.
0 comments