Fantic Caballero 700 2023: Porque a diversão é uma coisa séria!
A primeira bicilíndrica da casa Fantic chega ao mercado europeu no início de junho. Muito aguardada no mercado, a Caballero 700 chega finalmente equipada com um motor CP2 de dois cilindros.
A Caballero 700 não distorce todas as características extraordinárias das suas irmãs “mono”, pelo contrário. É ainda mais uma verdadeira scrambler, graças ao extraordinário desempenho, prazer de condução, tecnologia e segurança. É ainda mais divertida.
A Fantic escolheu Valdobbiadene e Conegliano em Itália, para apresentar a sua nova jóia. As colinas de Prosecco da Unesco foram o cenário para a apresentação da Caballero 700, o mesmo sopé onde os seus pilotos de teste desenvolvem a maioria dos modelos, partindo directamente da sede da Fantic Motor.
Projeto completamente novo
Na Caballero 700 não há um único parafuso em comum com as suas irmãs mais pequenas, mas a alma manteve-se a mesma: fácil, ágil, leve e extremamente divertida. Desde o desempenho, graças ao fantástico motor duplo paralelo de 689cc (proveniente da Yamaha MT-07), ao pacote electrónico e ao quadro de nível superior, tudo foi objecto de um estudo aprofundado pelo departamento de I&D da Fantic.
Apenas uma característica fundamental não foi alterada: o equilíbrio perfeito entre a diversão na rua e fora de estrada, como convém a uma verdadeira scrambler. De facto, a Caballero 700 é o único modelo do segmento que possui uma série de parâmetros que lhe permitem sair do asfalto sem preocupações: roda dianteira de 19”, rodas raiadas e suspensão optimizada, combinados com um peso de apenas 175 kg sem gasolina, proporcionam agilidade, segurança e precisão de condução em qualquer terreno.
O estilo inspira-se numa das versões mais famosas da história da Caballero: a 125 RC do triénio 1974-76. Mesmo a 700 pode ser reconhecida como uma Caballero à primeira vista, graças às linhas puras e simples concebidas pelo Centro de Estilo. Elementos icónicos como o depósito de combustível vermelho, os faróis redondos e a mesa amarela misturam-se com toques modernos como as chapas laterais e de direcção maquinadas em CNC e a protecção em carbono do sistema de escape.
Para além da clássica cor vermelha, aqui numa versão metálica, foi adicionado um azul metálico mate, mais uma vez ligado à história do modelo.
Motor CP2 da Yamaha
O porta-estandarte da gama está equipado com o motor bicilíndrico paralelo CP2 da Yamaha, que pela primeira vez deixa os modelos japoneses para abraçar um chassis italiano. A potência certa para se divertir em estrada e fora dela, 74 CV às 9000 rpm, é o resultado de um binário robusto em toda a gama: 60 Nm constantes até às 8000 rpm, com um pico de 70 às 6500 rpm. Estes valores são o resultado de um longo trabalho de concepção e calibração que envolveu todo o sistema de escape, o sistema de admissão com uma nova caixa de filtros e o mapeamento do motor.
Com este desempenho e uma entrega agradável e encorpada, a Caballero 700 foi também concebida para as deslocações de média distância, graças também ao assento confortável, mas não descaído, que deixa espaço para um companheiro de viagem.
Novo quadro e elementos de segurança
O equilíbrio da ciclística da Caballero 700 é o resultado de um novo quadro em aço de alta resistência e de um braço oscilante maquinado a partir de uma fundição de alumínio de alta qualidade. A suspensão Marzocchi é composta por uma potente forquilha de 45 mm e um monoamortecedor com pré-carga regulável. Os 150 mm de curso e a sua calibração são o resultado da optimização e do equilíbrio encontrados após inúmeros quilómetros de condução em todas as condições: pista rápida, auto-estrada, misto sinuoso e todo-o-terreno.
A nova twin é a primeira Fantic a oferecer o ABS de curvas e controlo de tracção de série. A refinada plataforma inercial permite o controlo da moto mesmo em ângulos de inclinação, oferecendo uma lógica de intervenção de ajuda electrónica muito mais precisa e fiável. Ambos os controlos podem ser totalmente desactivados se as condições de condução o exigirem, como por exemplo nas condições mais exigentes de todo-o-terreno.
3 modos de condução
O porta-estandarte da gama está equipado com um pacote electrónico de última geração. A Caballero 700 é a primeira scrambler do mundo com um ecrã TFT de 3,5” com o icónico estilo redondo e Bluetooth integrado para controlar as chamadas e os meios de comunicação.
Através do ecrã e dos blocos montados no guiador, é possível seleccionar os 3 modos de condução com os quais a moto de dois cilindros está equipada: STREET, OFFROAD, especificamente concebido para sair do asfalto, e CUSTOM, onde o condutor é livre de configurar todas as definições do ABS em curva e do controlo de tracção como desejar, até mesmo desactivá-los completamente. Um sistema de iluminação totalmente em LED completa o equipamento: desde a luz traseira de clara inspiração off-road até à moderna luz dianteira que passa pelos indicadores de direcção.
O preço de tabela para o público nas cores vermelho icónico e azul histórico válidas na Europa (IVA incluído) é de 9.990 euros.
0 comments