Kawasaki Ninja ZX-6R atualizada para aderir ao padrão Euro 5

By on 12 Maio, 2023

Esta é sem dúvida uma boa notícia, sobretudo para os fãs de motos desportivas: a Kawasaki Ninja ZX-6R de 2024 foi atualizada para corresponder aos padrões ambientais Euro 5.

A Kawasaki está a preparar-se para lançar uma nova versão da sua Ninja ZX-6R em 2024, de acordo com uma lista recente da lista de motos aprovadas pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA). O modelo atualizado oferecerá menos potência do que a geração anterior para atender ao rígido padrão de emissões na Europa.

Embora o novo modelo seja menos potente do que o seu antecessor, contará com tecnologia mais avançada e desempenho de emissões aprimorado, tornando-a mais atraente para motociclistas na Europa e em outras partes do mundo que viram a ZX-6R existente sair do mercado devido aos regulamentos de emissões.

O documento da EPA revela que o novo modelo, codificado internamente como “ZX636J” e “ZX636K”, terá uma potência máxima de 122 cv e um pico de rotação de 13.000 rpm, abaixo dos 127 cv e 13.500 rpm do modelo anterior.

A mudança de potência provavelmente deve-se aos esforços da Kawasaki para atender aos mais recentes padrões de emissões Euro 5, que exigem um limite específico de “hidrocarbonetos não metânicos” que é difícil de alcançar em motos de alta rotação. Para atender a esses padrões, a Kawasaki provavelmente reduziu as rotações diretas e a potência máxima do motor, sem comprometer o seu desempenho.

Espera-se que o novo modelo apresente uma engrenagem de transmissão final mais longa para acomodar o motor de baixa rotação, mas terá o mesmo peso do modelo atual. Isso sugere que não haverá alterações por atacado na ciclística, mas atualizações eletrónicas e de estilo, como um painel de instrumentos TFT colorido, ABS de curvas assistido por IMU, controle de cavalinho, controle de lançamento e controle de estabilidade .

A Ninja ZX-6R atualizada enfrentará uma forte concorrência num mercado que encolheu consideravelmente desde seu apogeu na década de 1990, mas a Kawasaki espera ultrapassar os seus rivais japoneses em termos de tecnologia.

Embora a queda de potência possa desapontar alguns, o desempenho aprimorado de emissões e a tecnologia avançada do novo modelo podem torná-lo uma opção mais atraente para quem procura uma moto superesportiva de alto rendimento que atenda aos mais recentes padrões ambientais.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments